Atividades do Outubro Rosa mobilizam usuárias de equipamentos públicos e sociais

Redação 15/10/2021 às 15:00
Atividades do Outubro Rosa mobilizam usuárias de equipamentos públicos e sociais

Equipes do Nasf atuam para conscientizar mulheres sobre prevenção e tratamento precoce do câncer de mama

As ações de promoção à prevenção e ao tratamento precoce do câncer de mama continuam em Maceió. Nesta sexta-feira (15), integrantes dos Núcleos Ampliados de Saúde da Família (e-Nasf) da Secretaria Municipal de Saúde estiveram em unidades de saúde, onde realizaram diversas atividades para conscientizar os usuários sobre as ações promovidas pela campanha Outubro Rosa.

Ações de promoção ao Outubro Rosa. Foto: Ascom SMS.

Na Unidade de Saúde da Família (USF) João Sampaio, os usuários contaram com uma roda de conversa sobre os direitos das pessoas com neoplasia, com a participação do professor Alberto Antunes, o Serviço Social da equipe eNasf e a presença do Serviço Social de referência do Centro de Oncologia (Cacon) do Hospital Universitário da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

Ações em promoção ao Outubro Rosa. Foto: Ascom SMS

A Unidade de Saúde São José, no Canaã, realizou um evento para sensibilização sobre o Outubro Rosa. Foram realizadas duas rodas de conversas sobre o Direito da Pessoa com Câncer, com a participação da assistente social Iranir de Oliveira; e sobre a prevenção do câncer de mama e colo de útero, com a participação da enfermeira Joseane Basílio. Além disso, houve a dinâmica Voz e Violão, sorteios de brindes e lanche para as participantes.

“Tivemos o apoio das equipes de saúde da família do Canaã e Santo Amaro; médicas, enfermeiras, técnicos de enfermagem e agentes comunitários nos deram suporte nessa ação, que foi muito importante para conscientizar a população sobre o Outubro Rosa. Durante todo o mês de outubro, teremos rodas de conversa sobre câncer de mama, com participações de profissionais de saúde”, explica Iranir de Oliveira, assistente social do eNasf.

Ações em promoção ao Outubro Rosa. Foto: Ascom SMS.

Na UBS Durval Cortez, as atividades alusivas à campanha Outubro Rosa tiveram início às 7h da manhã e seguem até as 21 horas desta sexta-feira (15), com coordenação de enfermeiras.

As atividades contam com testagem rápida, exames de citologia e solicitações de mamografia. A ação ainda contou com coffee break e aulas do professor de educação física Rafael Barcellos, do e-Nasf, para conscientização sobre a saúde corporal.

Ações em promoção ao Outubro Rosa. Foto: Ascom SMS.

Além do Outubro Rosa

A USB Durval Cortez pretende expandir os atendimentos com foco na Saúde da Mulher. Às terças e quintas haverá clínico geral disponível para consultas com agendamento presencial e marcação de consultas ginecológicas para a comunidade.

“Nosso objetivo é dar continuidade aos atendimentos em horário estendido na unidade”, informa, Patrícia Alves Marques, da gerência administrativa da UBS Durval Cortez.

Campanha

O Outubro Rosa é uma campanha internacional criada com a finalidade de sensibilizar a sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. Este é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres no país, atrás apenas dos tumores de pele. A redução de risco, por meio de práticas saudáveis, autocuidado e diagnóstico precoce da doença é considerada um dos principais fatores para redução da mortalidade por câncer.

Este ano, a campanha em Maceió traz como slogan “Sua melhor amiga é a prevenção” para estimular o autocuidado e a realização de exames para rastreamento do câncer de mama. Durante o mês de outubro estão sendo desenvolvidas ações voltadas à saúde da mulher, intensificadas em todas as unidades de saúde da capital.

Amanda Ferreira (estagiária)/Ascom SMS

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.