Atenção Psicossocial capacita profissionais sobre abordagem em saúde mental
Ação faz parte das ações do Setembro Amarelo e foi direcionada a agentes sociais que atuam nos Caps e Unidades de Acolhimento da capital
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou, nesta terça-feira (13), uma capacitação voltada para agentes sociais dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e Unidades de Acolhimento (UA) de Maceió. O encontro teve a finalidade de capacitar tecnicamente esses profissionais e fomentar o atendimento humanizado, visando qualificar os serviços prestados aos usuários da rede de atenção à saúde mental. A atividade faz parte das ações do Setembro Amarelo, mês dedicado à prevenção do suicídio.
A capacitação foi uma iniciativa da Gerência de Atenção Psicossocial (GAP) e discutiu a importância dos cuidados com a saúde mental de profissionais e usuários dos serviços. Entre os temas abordados junto aos profissionais estavam situações de dependência química e problemas psicológicos identificados nos serviços e como agir nessas situações.
Segundo a gerente de Atenção Psicossocial, Roseane Farias, os profissionais que lidam diariamente com os usuários possuem um papel de educador social e mediador. Por isso devem possuir uma visão mais aproximativa da realidade e vivência dessas pessoas.
“É muito importante esse realinhamento, troca de experiências e a capacitação em si, para evidenciarmos os trabalhos desenvolvidos pelos agentes sociais, gerar bem-estar e comprometimento. Com isso, buscamos levar mais qualidade para os atendimentos, além de fortalecer os laços com os usuários”, destacou Roseane Farias.
O enfermeiro Leandro Lima foi um dos facilitadores da capacitação. Segundo ele, a ideia é construir um diálogo educativo em prol da saúde mental, ressaltando a importância do tratamento e inclusão das pessoas na sociedade.
“A proposta é trazer um olhar diferenciado e uma ação humanizada no contexto do serviço, instrumentalizar os profissionais e os preparar para garantir atendimento qualificado e acolhedor com o conhecimento necessário. O agente social é o primeiro olhar no acolhimento e todo o contato com as pessoas, analisa todas as condições em que o paciente vive e fortalece os vínculos”, reforçou.
Participação dos profissionais
A agente social do Capsi Dr. Luiz da Rocha Cerqueira, Maria Elenice Venâncio, revelou a importância de participar da capacitação.
“Minha expectativa para esta capacitação é aprender cada vez mais. Acredito que seja muito importante, pois estamos vivenciando junto com os usuários e vamos descobrindo coisas novas todos os dias. Ao fazermos esse treinamento, estaremos preparados para lidar com situações diversas dentro do serviço”, enfatizou.
Ao todo, cerca de 25 profissionais de diferentes Centros de Atenção Psicossocial e Unidades de Acolhimento participaram da capacitação para agentes sociais, que contam com mais uma turma no dia 20 de setembro, às 14h, no auditório da SMS.
Secretaria Municipal de Saúde
Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.