Atenção Psicossocial apresenta fluxo de atendimento para psicólogos do Saúde da Gente

Profissionais receberam orientações sobre os equipamentos disponíveis em Maceió para atendimento à população

Polyanna Monteiro/Ascom SMS 30/08/2022 às 12:26
Atenção Psicossocial apresenta fluxo de atendimento para psicólogos do Saúde da Gente
Psicólogos participam de reunião sobre o atendimento do Saúde da Gente. Foto: Ascom SMS

Com o intuito de aperfeiçoar os serviços ofertados aos maceioenses por meio do programa Saúde da Gente, a Gerência de Atenção Psicossocial (GAP) da Secretaria Municipal de Saúde de Maceió se reuniu, na manhã desta terça-feira (30), com 40 psicólogos integrantes da iniciativa para repassar informações sobre o fluxo de atendimento em Saúde Mental no Município.

Na reunião, a equipe da GAP explicou para os presentes as diferenças existentes entre cada dispositivo de atenção psicossocial disponível no Município, ressaltando a importância do correto direcionamento dos casos para o melhor andamento dos serviços.

“Abrimos esse espaço para dialogar com os psicólogos do Saúde da Gente porque queríamos falar dos equipamentos de saúde mental do Município, detalhando o perfil de cada serviço para garantir o correto encaminhamento dos pacientes atendidos no programa”, destacou a assistente social, Roseane Farias, da Gerência de Atenção Psicossocial da SMS.

Assistente social Roseane Farias apresentou fluxo de atendimento em saúde mental. Foto: Ascom SMS
Assistente social Roseane Farias apresentou fluxo de atendimento em saúde mental. Foto: Ascom SMS

A oportunidade contou com a participação ativa de todos os presentes, que tiraram dúvidas e colocaram os principais desafios encontrados durante o atendimento nos locais por onde o programa já passou.

A psicóloga Tayane Oliveira afirmou que a reunião foi uma grande oportunidade de compartilhar os desafios que tem encontrado durante sua atuação no programa, além de trazer informações para melhor orientação dos pacientes sobre o fluxo de atendimento do Município.

“Estou há um mês atendendo maceioenses que procuram os serviços do Saúde da Gente e tenho recebido demandas que, muitas vezes, precisam ser direcionadas a locais que ofertem atendimentos de maior complexidade e de forma continuada. Essa reunião está sendo importante, pois mapeia, para nós, onde estão esses dispositivos para que possamos encaminhar o paciente de acordo com sua demanda específica”, disse.

Psicóloga Tayane Oliveira compartilhou desafios encontrados durante atendimentos. Foto: Ascom SMS
Psicóloga Tayane Oliveira compartilhou desafios encontrados durante atendimentos. Foto: Ascom SMS

Segundo a coordenadora de Saúde Mental do programa Saúde da Gente, Djelba Bertoldo, o momento agrega mais conhecimento aos psicólogos para atuação mais efetiva.

“Nossos profissionais estão lidando diariamente com uma demanda importante e, ao tomarem conhecimento sobre as características e forma de acesso de cada equipamento municipal, terão maior segurança na condução dos atendimentos e isso refletirá na melhor oferta do serviço ao maceioense”, ressaltou.

Coordenadora Djelba Bertoldo ressaltou segurança no repasse de informações. Foto: Ascom SMS
Coordenadora Djelba Bertoldo ressaltou segurança no repasse de informações. Foto: Ascom SMS

Atendimento psicossocial no Saúde da Gente

O programa Saúde da Gente tem levado assistência para comunidades em situação de vulnerabilidade social de toda Maceió desde o dia 8 de agosto. São cinco frentes de atuação, sendo uma delas o atendimento em Saúde Mental para toda a população.

O atendimento conta com 40 psicólogos que, de forma itinerante, prestam assistência psicossocial a todos os maceioenses que procuram pelo serviço.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.