Atenção Primária discute saúde mental e Rede de Atenção Psicossocial de Maceió
Roda de conversa teve o objetivo de trazer reflexão sobre acolhimento dos usuários em saúde mental e fortalecer a identificação de suas necessidades

A equipe Multiprofissional de Atenção Primária (eMulti) estratégia 5, responsável pelo apoio ao III Distrito Sanitário da capital, promoveu, nessa segunda-feira (24), uma roda de conversa na Unidade de Saúde da Família (USF) São Vicente de Paula, localizada no bairro do Farol. O encontro teve como tema “Desmistificando a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) e Acolhimento em Saúde Mental”.
Na oportunidade, os profissionais puderam refletir sobre acolhimento em saúde mental, fortalecendo suas habilidades na identificação de necessidades, no manejo adequado dos casos e no encaminhamento atualizado dos usuários, quando for necessário.
“A Educação Permanente tem o intuito de desempenhar um papel essencial na organização dos fluxos internos e na promoção de um ambiente de aprendizagem contínua e construção coletiva no Sistema Único de Saúde. A atividade foi desenvolvida a partir de uma demanda levantada pela equipe em diagnóstico situacional e, por isso, o tema foi ‘Desmistificando a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) e o Acolhimento em Saúde Mental’ ”, destacou a responsável técnica pelo eMulti Maceió, Kelly Luz.
Para a assistente social do eMulti 5, Ana Márcia Agra, a roda de conversa proporcionou ainda mais conhecimento sobre o tema e, consequentemente, mais cuidado dentro dos serviços realizados pela Atenção Primária de Maceió.
“Com iniciativas como essa buscamos qualificar ainda mais o cuidado na Atenção Primária. A equipe seguirá com o projeto de Educação Permanente mensalmente, com outros momentos, vivências e conteúdos nesse processo de apoio matricial”, afirmou a profissional.
A iniciativa contou com a parceria, ensino e serviço da Residência Multiprofissional em Saúde da Família (UNCISAL), do PROFSAÚDE (Mestrado em Saúde da Família) e da Gerência de Saúde Mental, com a participação do médico de família e psiquiatra Lucas Fragoso.
Secretaria Municipal de Saúde
Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.