Assistidos pelos Centros POPs são atendidos pelo programa Saúde da Gente
Novembro Azul e outros cuidados com a saúde foram temas de roda de conversa
Com o apoio do programa Saúde da Gente, foi realizada uma ação para pessoas em situação de rua assistidas pelos Centros de Referência Especializado em Pessoas em Situação de Rua Centros POPs de Maceió, localizados nos bairros do Prado e do Benedito Bentes.
Os usuários dos dois equipamentos sociais se vacinaram, fizeram testes rápidos para HIV, Sífilis, Hepatites B e C, aferiram a pressão arterial e a glicemia e ainda receberam orientações de saúde. O Centro Pop 1 no bairro do Centro, receberá a ação na próxima sexta-feira(14).
Como novembro é o mês de alerta ao câncer de próstata, a coordenadora de Saúde do Homem da Secretaria de Saúde de Maceió, Camila Calaça, enfatizou a importância de procurar um médico para diagnóstico adequado e precoce para prevenir a doença. “Buscamos quebrar o preconceito em relação ao exame. A estratégia utilizada para abordar a saúde do homem é comparar com a saúde da mulher, mencionando a ida ao ginecologista e a realização de exames desde muitos jovens, buscando tornar o assunto mais leve e acessível”, explicou.
Segundo o coordenador do Centro Pop 2, Israel Luna, essa parceria e ação do Saúde da Gente é muito importante para os usuários da unidade. “ Pessoas em extrema vulnerabilidade têm dificuldades em se cuidar e com essa ação queremos incentivá-los a autoproteção e o autocuidado. E nada mais que oportuno, que no Novembro Azul promovamos a reflexão sobre a saúde do homem, que não deve ser um tabu e sim discutida e compartilhada”, destacou.
O usuário do Centro Pop 2, Carlos Silva, aproveitou a oportunidade para se vacinar. “Tava precisando tomar as vacinas e aproveitei a oportunidade. Também assisti a palestra e gostei muito. A gente precisa parar de ter medo e cuidar da saúde", ressaltou.
O programa leva ações de saúde aos Centros POPs de Maceió uma vez ao mês. E o Consultório na Rua está nas unidades todas as semanas com clínica geral e quinzenalmente atendimento com psiquiatra.
Secretaria Municipal de Saúde
Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.