Assistência Farmacêutica conquista avanços na gestão Rui Palmeira

Redação 30/12/2020 às 10:07
Assistência Farmacêutica conquista avanços na gestão Rui Palmeira

A Assistência Farmacêutica de Maceió compreende uma série de atividades que envolvem a distribuição de medicamentos e correlatos, devendo ser realizadas de forma articulada e sincronizada, tendo como benefício maior o paciente. Dividida em setor logístico da Assistência Básica, setor Administrativo e setor Judicial, o objetivo maior é melhorar o acesso da população a esse serviço, que conquistou importantes avanços ao longo da gestão do prefeito Rui Palmeira e do Secretário Municipal de Saúde, José Thomaz Nonô.

Atualmente, o município de Maceió possui 70 serviços de farmácia nas unidades de saúde que disponibilizam para a população medicamentos e correlatos contemplados na Relação Municipal dos Medicamentos Essenciais (Remume) e Relação Municipal de Correlatos (Recor), onde são padronizados 243 medicamentos e 151 correlatos.

Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF). Foto: Ascom/SMS

Além destes, existe o serviço de farmácia na Farmácia de Maceió (Farmac), no Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) e na Gerência de Suprimento de Medicamentos e Correlatos (GSMC), local em que os itens pertencentes à Remume e Recor são armazenados e distribuídos nos setores e dispensados aos usuários.

Segundo Venício Teixeira, coordenador geral de Farmácia e Bioquímica da SMS, quando a gestão teve início, ocorria um desabastecimento bastante crítico no município. “Nos deparamos com essa situação e desde o início corremos atrás de reverter esse quadro. Superamos isso e agora no segundo mandato estamos entregando um abastecimento acima de 80%, o que em nível nacional é considerado ótimo, principalmente em um ano tão atípico quanto esse com a pandemia. Com certeza, um grande êxito”, comemora.

Venício Teixeira, coordenador de Farmácia e Bioquímica da SMS. Foto: Ascom/SMS

“Também melhoramos bastante na questão dos protocolos da assistência nas unidades de saúde com a ampliação e controle de estoques através do sistema Hórus, informatização de processos e pedidos, que torna tudo mais célere. Hoje também prestamos uma melhor assistência a pacientes judicializados na questão das fraldas, pois retiramos esse setor de um espaço pequeno e transferimos para um prédio mais adequado, com um atendimento mais rápido humanizado”, destaca Venício Teixeira.

Já o secretário municipal de Saúde, José Thomaz Nonô, também destaca a redução dos processos judiciais ao longo dos últimos anos. “Essa redução está atrelada à regularidade nos itens do Remume, sobretudo, no que se refere à distribuição de fraldas e correlatos. Em 2013, eram registrados 1078 processos judiciais, já em 2020 esse número caiu para 324. Esse é um importantíssimo avanço alcançado nessa gestão”, pontua.

Secretário Municipal de Saúde, José Thomaz Nonô. Foto: Secom/Maceió

Farmácia de Maceió (Farmac)

A Farmácia de Maceió, antiga Farmajud, tem como finalidade o atendimento aos usuários do SUS residentes em Maceió, que demandam o atendimento de suas necessidades por vias judiciais. O setor exerce a função primária de atendimento ao público, com insumos farmacêuticos, mas também realiza atividades administrativas.

O setor funcionava junto a GSMC, mas necessitava de uma estrutura física adequada à demanda crescente de pacientes. Com o intuito de atender a essas novas necessidades, em setembro de 2019 foi oficialmente inaugurada a nova instalação da Farmac, no Tabuleiro dos Martins.

Nova sede fica localizada no Tabuleiro do Martins. Foto: Ascom/SMS

As novas instalações contam com um prédio projetado para atendimento digno e humanizado, ambiente amplo e climatizado. A nova estrutura também permitiu o aumento da capacidade de armazenamento de medicamentos, correlatos e fórmulas nutricionais, no tocante as fraldas, essa alteração possibilitou minimizar questões de desabastecimento.

Farmácia de Maceió. Foto: Ascom/SMS

Segundo Bruna Fiori, coordenadora da Farmac, os grandes avanços se relacionaram principalmente ao abastecimento regular de fraldas e a mudança da sede. “Não houve períodos de desabastecimento de fraldas durante esse ano. Nossa estrutura física também melhorou muito, pois o prédio novo acomoda até 100 pessoas, é bem iluminado, climatizado, organizado e não temos mais limites de fichas para atendimentos, atendemos a todo dentro do nosso horário. Segundo uma pesquisa de satisfação realizada com os usuários, nosso atendimento também melhorou muito. Eles destacam principalmente um maior respeito e cortesia”, afirma.

Desde o começa da gestão até 15 de dezembro de 2020, foram distribuídas 2.491.747 unidades de fraldas (pediátricas e geriátricas) para pacientes cadastrados, resultando em um impacto financeiro de 2.587.968,65. Só em 2020 foram 16.271.

Força tarefa Covid-19

Durante a pandemia da Covid-19, a Assistência Farmacêutica do município também realiza um força-tarefa para que não haja desabastecimento de medicamentos, correlatos e Equipamentos de Proteção Individual (EPI) nas unidades de referência em Síndromes Gripais. Os pedidos de materiais desSas unidades são atendidos em até 48h.

Próximos avanços

Segundo Venício Teixeira, coordenador geral de Farmácia e Bioquímica da SMS, um passo importante que será dado ao longo do próximo ano é um convênio entre o município e o Centro Universitário Cesmac para a produção de fitoterápicos. “Os fitoterápicos fazem parte do Remume e fizemos esse projeto e essa parceria para a fabricação desses medicamentos junto ao laboratório do Cesmac. Já estamos com um processo em tramitação para a aquisição desses insumos”, destaca.

“Com muito planejamento, também já deixamos diversos processos de abastecimento de medicamentos em trâmite para o próximo ano. O próximo gestor vai encontrar tudo encaminhado para que dê continuidade a esse abastecimento de forma regular”, finaliza Venício.

Ana Cecília da Silva – Ascom/SMS.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.