Após determinação da Anvisa, Vigilância Sanitária já apreendeu 1.250 pomadas capilares

Interdição cautelar é uma medida preventiva e temporária para proteger a saúde da população

Marília Ferreira/Ascom SMS 24/02/2023 às 10:32
Após determinação da Anvisa, Vigilância Sanitária já apreendeu 1.250 pomadas capilares
Anvisa proibiu a comercialização do item após usuários relatarem irritação nos olhos. Foto: Cortesia

Empenhada em eliminar e prevenir riscos à saúde dos maceioenses, a Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) segue realizando fiscalizações nos estabelecimentos comerciais da capital, a fim de apreender pomadas modeladoras para cabelos. A operação, iniciada há algumas semanas, já contabiliza um total de 1.250 produtos apreendidos.

A medida está sendo realizada em determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) por meio da Resolução nº 475/2023, que proíbe a comercialização de pomadas para modelar, trançar ou fixar cabelos. A interdição cautelar é uma medida preventiva e temporária para proteger a saúde da população e permanece vigente enquanto são realizados testes, provas, análises ou outras providências requeridas para a investigação e a conclusão do caso.

De acordo com Airton Santos, coordenador da Vigilância Sanitária de Maceió, as fiscalização devem continuar por se tratar de um produto amplamente comercializado.  “Seguiremos fiscalizando as lojas e distribuidoras de cosméticos para apreender essas pomadas modeladoras, eliminando assim o risco à saúde da população através do trabalho preventivo da Vigilância”, explica o coordenador.

Os estabelecimentos que estão sendo visitados pela Vigilância Sanitária estão sendo notificados a não fornecerem mais esse tipo de produto, que pode trazer sérios danos à saúde da população. Em caso de descumprimento da determinação da Anvisa, os estabelecimentos notificados poderão estar sujeitos à pena de multa e interdição.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.