Aplicativo Conecte SUS permite acesso a carteira de vacinação digital

Redação 26/04/2021 às 09:37
Aplicativo Conecte SUS permite acesso a carteira de vacinação digital

Com atualização para informações referentes à vacinação contra a Covid-19, aplicativo substitui cartão de vacinação de papel

Quando é preciso tomar uma vacina em um posto de saúde ou qualquer outro local, deve-se sempre levar a carteira de vacinação. Dessa forma, garante-se o controle das doses tomadas e dos imunizantes já administrados. Mas e se pudéssemos ter esse controle em um único aplicativo? Ele existe e é o Conecte SUS, lançado em 2010 pelo Ministério da Saúde e que recebeu uma atualização com informações referentes à vacinação contra a Covid-19.

Aplicativo que disponibiliza carteira de vacinação digital. Foto: Internet

Fernanda Rodrigues, diretora de Vigilância em Saúde do município destaca a importância da ferramenta. “Com essa nova atualização, fica registrado no site do Ministério da Saúde que vacina já tomamos e quando tomamos. Podemos, ainda, imprimir um relatório disso a hora que quisermos, ter esse arquivo salvo em nosso celular, sem necessariamente se preocupar com o cartão de papel que recebemos. Se por algum descuido perdermos o cartão de papel, a carteira digital já substitui”, explica.

O processo para acessar o Conecte SUS e a carteira de vacinação digital é simples e pode ser feito tanto em computadores quanto celulares com sistema Android e iOS. A carteira de vacinação digital pode ser acessada pelo site: https://conectesus-paciente.saude.gov.br/menu/home ou ser baixada na loja de aplicativos em seu celular.

Página inicial do Conecte SUS. Foto: Internet

O Conecte SUS, por ter sido lançado em 2010, não traz registros anteriores a esse período. Dessa forma, quem perdeu sua carteira de vacinação ainda precisa comparecer ao posto de saúde onde tomou todas as vacinas para obter a segunda via do documento.

Ana Cecília da Silva – Ascom/SMS

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.