Animais recolhidos no Mercado da Produção ainda podem ser adotados

Redação 05/07/2021 às 12:55
Animais recolhidos no Mercado da Produção ainda podem ser adotados

Cães e gatos já foram castrados e estão aptos para novo lar

Cerca de 30 animais, entre cães e gatos, recolhidos do Mercado da Produção, no bairro da Levada, ainda estão disponíveis para adoção na sede da Unidade de Vigilância em Zoonoses, localizada na Cidade Universitária. Eles já estão castrados e passaram por uma avaliação médico-veterinária, atestando que estão aptos para receberem novo lar.

Filhote aguarda adoção na sede da UVZ. Foto: Gabriel Moreira/Secom Maceió

A castração desses animais foi realizada pelos médicos veterinários da UVZ, utilizando tanto o centro cirúrgico da Unidade quanto o castramóvel. O veículo é dotado de estrutura para executar a operação e está em funcionamento desde o dia 29 de março, dando apoio e celeridade a essa ação.

De acordo com Samy Barros, coordenador da UVZ, é importante que as pessoas que busquem a adoção desses animais se comprometam a cuidar deles.

“É preciso dar uma vida digna a esses cães e gatos, que já passaram por tantas situações tristes ao longo de suas vidas”, destaca.

Novas ações de recolhimento e resgates serão feitas à medida que os animais que já se encontram na Unidade encontrem um novo lar.

Gatos também estão disponíveis. Foto: Gabriel Moreira/Secom Maceió

Iniciativa da Prefeitura

A ação faz parte de uma iniciativa conjunta Prefeitura de reorganização iniciada em março deste ano e conta com a parceria da Comissão de Bem-Estar Animal da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas (OAB/AL); a Secretaria Municipal de Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes); e a ONG SOS Pinheiro.

Como adotar?

Para adotar um dos animais, o interessado deve se dirigir até a Unidade de Vigilância em Zoonoses, portando os seguintes documentos e obedecendo a algumas condições:
– Ser maior de 18 anos;
– Apresentar um documento de identificação com foto e CPF;
– Apresentar comprovante de residência;
– Assinar um termo de responsabilidade em que se assuma o compromisso de tratar o animal adequadamente.

Sede e funcionamento

A sede da UVZ funciona de segunda a domingo, das 9h às 13h. Ela está localizada no Loteamento Palmares, quadra 03, s/n, Cidade Universitária. Telefone para contato: 3312-5576.


Ana Cecília da Silva/Ascom SMS

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.