Ambulantes que vão trabalhar no Verão Massayó participam de curso de boas práticas sanitárias
Mais de 300 comerciantes participam da formação
Para assegurar a saúde do consumidor e capacitar comerciantes que vão atuar no Verão Massayó, a Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) promoveu, na manhã desta quarta-feira (10), um curso de boas práticas sanitárias voltado para 335 vendedores ambulantes que estarão trabalhando no evento, localizado no Jaraguá.
A capacitação atendeu a uma iniciativa da Secretaria Municipal de Segurança Cidadã (Semsc) que, em parceria com a Visa Maceió, avalia os cursos de boas práticas realizados pelo órgão como um ponto importante para o bom funcionamento da atividade do comércio ambulante da capital.
O intuito da capacitação, que apresenta o trabalho de fiscalização realizado pela Vigilância Sanitária na capital, é garantir a segurança alimentar e prevenir a venda de produtos clandestinos no local. Através do treinamento, o órgão procurou conscientizar os comerciantes referente às normas e padrões estabelecidos pela legislação sanitária, a fim de diminuir riscos à saúde do consumidor.
“Procuramos trabalhar na preparação de vendedores ambulantes e comerciantes para reforçar os cuidados na comercialização de alimentos e bebidas nos eventos. Dessa forma diminuímos os riscos à saúde do consumidor. Além disso, estaremos atuando nos pontos de vendas a fim de averiguar se tudo estará adequado aos padrões sanitários reforçados na capacitação, durante todos os dias do Verão Massayó”, destacou Airton Santos.
O curso aconteceu no auditório da Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS) e contou com 275 comerciantes nesta manhã. No período da tarde, uma nova turma de ambulantes será capacitada, totalizando 335 pessoas.
Ministrada pelo chefe especial da Visa, Airton Santos, e pela nutricionista e fiscal da Gerência da Inspetoria de Alimentos, Jadna Moreira, o curso abordou padrões como higienização dos produtos e do ambiente, utilização de equipamentos de proteção individual (EPIs), prazo de validade dos alimentos, armazenamento, refrigeração e manuseio, destacando a importância dos cuidados para não existir riscos de contaminação alimentar.
Para o secretário de Segurança Cidadã, Eduardo Marinho, a importância dessa capacitação seguirá para além do evento. “Para que possam atuar nos eventos promovidos na capital, todos os ambulantes cadastrados junto à Semsc devem realizar este curso, que garantirá a eles um certificado ao final do curso. Dessa forma, junto à Vigilância Sanitária, estaremos assegurando que os ambulantes estarão atuando de forma correta ao manusear e armazenar os alimentos no dia do evento ", afirmou.
Durante toda programação do Verão Massayó, que acontece entre os dias 12 e 21 deste mês, as equipes da Visa Maceió estarão fiscalizando os pontos de vendas, a fim de averiguar se as normas sanitárias estão sendo aplicadas adequadamente, assim como orientada nos cursos de boas práticas.
Secretaria Municipal de Saúde
Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.