Alunos da rede municipal participam de debate sobre saúde mental em escola no Jacintinho

Ação alusiva ao Setembro Amarelo contou com participação de alunos dos 4º e 5º anos

Nesttor Netto (estagiário) - Ascom SMS 13/09/2023 às 15:03
Alunos da rede municipal participam de debate sobre saúde mental em escola no Jacintinho
Alunos dos 4° e 5° anos participaram de debates referentes à saúde mental. Foto: Cortesia

Durante essa semana, a Equipe Multiprofissional (e-Multi) da Atenção Básica promoveu, na Escola Municipal Henrique Equelman, localizada no Jacintinho, ações alusivas ao Setembro Amarelo, mês do combate ao suicídio. 

Com o intuito de promover educação e saúde, a fim de conscientizar alunos da rede de ensino público, e prevenir adoecimentos psicológicos, foram ministradas palestras e feitos debates dinâmicos e participativos em sala de aula para gerar reflexão e mobilizar os estudantes sobre saúde mental.

A ação intersetorial faz parte do Programa Saúde na Escola (PSE) e contou com organização do e-Multi em parceria com a Unidade Básica de Saúde (UBS) José Araújo, sendo executada com  profissionais da Escola Municipal Henrique Equelman. 

A representante técnica da equipe multiprofissional, Annelizi Pugliesi  informa que essas ações promovem conscientização, colaboram para a diminuição de violência e bullying nas escolas, assim como ampliam o conhecimento dos jovens sobre o tema. Segundo ela, as atividades possibilitam a prevenção de possíveis adoecimentos psíquicos, garantindo a oportunidade de tratamento e acolhimento às vítimas de doenças emocionais. 

“Na ocasião, trabalhamos a autoestima, com o intuito de promover aceitação da diversidade e diminuir o bullying, que pode ocasionar adoecimento psicológico.  Os alunos discutiram e debateram sobre formas de combater a discriminação nas escolas, evidenciaram a escuta, para ouvir e apoiar pessoas que estão em sofrimento emocional e também reconheceram que falar e procurar ajuda são essenciais para criar uma rede de apoio. Isso nos possibilita participar ativamente da saúde mental dos alunos e conseguir identificar quem precisa de acompanhamento e ajuda”, destaca.

Foram abordados, com os alunos dos 4° e 5° anos, temas sobre adoecimento mental, os impactos das emoções no desempenho das relações e do aprendizado. Além disso, foram evidenciadas a importância do bem-estar emocional e acolhimento coletivo, a fim de mostrar ao público infantojuvenil o quanto é necessário cuidar uns dos outros, ressaltando o respeito às diferenças.

SMS

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