Agosto Dourado: USF Edvaldo Silva comemora mês da amamentação com usuárias
Iniciativa da unidade com a Coordenação de Atenção Integral à Saúde da Criança da SMS fortalece apoio ao aleitamento materno
As gestantes, puérperas e lactantes atendidas pela equipe da Unidade de Saúde da Família (USF) Edvaldo Silva, reservaram esta quinta-feira (12) para celebrar, com os profissionais de saúde da unidade, o Dia D do Agosto Dourado. A iniciativa é realizada pela equipe em parceria com a Coordenação de Atenção Integral à Saúde da Criança da Secretaria Municipal de Saúde, para reforçar a importância do aleitamento materno para a saúde do bebê.
A unidade, localizada em Fernão Velho, reuniu na ação as usuárias que compõem o grupo de gestantes orientadas pelos profissionais de saúde da Estratégia de Saúde da Família (ESF) na unidade, com a apoio da equipe 9 do Núcleo Ampliado de Saúde da Família – eNasf9.
No local, gestantes recebem orientação e incentivo para o aleitamento materno exclusivo, além de acompanhamento pré-natal com avaliações e consultas.
“Com a pandemia, deixamos de promover as reuniões mensais, mas mantivemos o contato e o acompanhamento individual, nas visitas domiciliares ou aqui na unidade, pois procuramos cuidar de todos os aspectos relacionados a essa fase, como o planejamento familiar e os benefícios do aleitamento para a saúde da mãe e do bebê”, destacou a enfermeira Renadja Santos.
Presentes à atividade, a coordenadora de Atenção Integral à Saúde da Criança, Marglene Oliveira, e a técnica Layne Cabral ressaltaram a atuação da unidade em manter a mobilização e sensibilização das usuárias para assegurar o estímulo permanente ao aleitamento materno exclusivo, pelo menos até os seis meses da criança.
“Viemos celebrar junto a toda a equipe e agradecer pelo esforço na disseminação da amamentação como um benefício para toda a vida”, frisou Layne Cabral.
A programação foi organizada com o apoio do gerente administrativo da unidade, Luciano Pereira, e do coordenador do 4º Distrito Sanitário, Michael Rocha. Na ocasião, as mães acompanharam uma rápida palestra com a nutricionista da e-Nasf9, Valkíria Penafiel, participaram do lanche saudável e receberam brindes.
A estudante Cleudja Cristina, mãe da pequena Débora Eloá há apenas um mês, disse que o apoio e orientação da equipe da unidade foram fundamentais para que ela pudesse vencer os medos em torno da amamentação.
“O apoio que recebi aqui fez com que eu entendesse melhor esse processo e aprendesse o que seria necessário para garantir esse alimento pra minha filha. Hoje, já me sinto mais preparada para mantê-la saudável até que ela possa receber outros alimentos”, reforçou.
À espera do segundo filho, a dona de casa Alessandra Maria da Silva, que já tem uma menina de 3 anos, não vê a hora de experimentar a sensação de ser mãe de menino. Da primeira experiência, porém, ela já sabe o que vai repetir: o aleitamento materno.
“Desde jovem eu tinha certeza de que iria querer amamentar os filhos que tivesse, pois sempre ouvi o quanto o aleitamento materno é importante para a criança crescer forte. Olhando minha filha hoje e vendo ela tão saudável e desenvolvida, só tenho uma certeza: vou repetir a dose”, afirmou a dona de casa, de 22 anos.
Cássia Oliveira / Ascom SMS
Secretaria Municipal de Saúde
Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.