Agosto Dourado: USF Edvaldo Silva comemora mês da amamentação com usuárias

Redação 12/08/2021 às 09:03
Agosto Dourado: USF Edvaldo Silva comemora mês da amamentação com usuárias

Iniciativa da unidade com a Coordenação de Atenção Integral à Saúde da Criança da SMS fortalece apoio ao aleitamento materno

As gestantes, puérperas e lactantes atendidas pela equipe da Unidade de Saúde da Família (USF) Edvaldo Silva, reservaram esta quinta-feira (12) para celebrar, com os profissionais de saúde da unidade, o Dia D do Agosto Dourado. A iniciativa é realizada pela equipe em parceria com a Coordenação de Atenção Integral à Saúde da Criança da Secretaria Municipal de Saúde, para reforçar a importância do aleitamento materno para a saúde do bebê.

Unidade organizou todo o espaço para a comemoração. Foto: Ascom SMS

A unidade, localizada em Fernão Velho, reuniu na ação as usuárias que compõem o grupo de gestantes orientadas pelos profissionais de saúde da Estratégia de Saúde da Família (ESF) na unidade, com a apoio da equipe 9 do Núcleo Ampliado de Saúde da Família – eNasf9.

No local, gestantes recebem orientação e incentivo para o aleitamento materno exclusivo, além de acompanhamento pré-natal com avaliações e consultas.

Usuárias ouviram atentamente as orientações. Foto: Ascom SMS

“Com a pandemia, deixamos de promover as reuniões mensais, mas mantivemos o contato e o acompanhamento individual, nas visitas domiciliares ou aqui na unidade, pois procuramos cuidar de todos os aspectos relacionados a essa fase, como o planejamento familiar e os benefícios do aleitamento para a saúde da mãe e do bebê”, destacou a enfermeira Renadja Santos.

Presentes à atividade, a coordenadora de Atenção Integral à Saúde da Criança, Marglene Oliveira, e a técnica Layne Cabral ressaltaram a atuação da unidade em manter a mobilização e sensibilização das usuárias para assegurar o estímulo permanente ao aleitamento materno exclusivo, pelo menos até os seis meses da criança.

“Viemos celebrar junto a toda a equipe e agradecer pelo esforço na disseminação da amamentação como um benefício para toda a vida”, frisou Layne Cabral.

Nutricionista da e-Nasf9 reforçou os benefícios do aleitamento materno exclusivo. Foto: Ascom SMS

A programação foi organizada com o apoio do gerente administrativo da unidade, Luciano Pereira, e do coordenador do 4º Distrito Sanitário, Michael Rocha. Na ocasião, as mães acompanharam uma rápida palestra com a nutricionista da e-Nasf9, Valkíria Penafiel, participaram do lanche saudável e receberam brindes.

A estudante Cleudja Cristina, mãe da pequena Débora Eloá há apenas um mês, disse que o apoio e orientação da equipe da unidade foram fundamentais para que ela pudesse vencer os medos em torno da amamentação.

Cleudja e a pequena Débora, de apenas 1 mês, recebem atendimento na unidade. Foto: Ascom SMS

“O apoio que recebi aqui fez com que eu entendesse melhor esse processo e aprendesse o que seria necessário para garantir esse alimento pra minha filha. Hoje, já me sinto mais preparada para mantê-la saudável até que ela possa receber outros alimentos”, reforçou.

À espera do segundo filho, a dona de casa Alessandra Maria da Silva, que já tem uma menina de 3 anos, não vê a hora de experimentar a sensação de ser mãe de menino. Da primeira experiência, porém, ela já sabe o que vai repetir: o aleitamento materno.

Alessandra participou da ação e ganhou um brinde. Foto: Ascom SMS

“Desde jovem eu tinha certeza de que iria querer amamentar os filhos que tivesse, pois sempre ouvi o quanto o aleitamento materno é importante para a criança crescer forte. Olhando minha filha hoje e vendo ela tão saudável e desenvolvida, só tenho uma certeza: vou repetir a dose”, afirmou a dona de casa, de 22 anos.

Cássia Oliveira / Ascom SMS

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.