Agosto Dourado: Saúde promove curso sobre aleitamento materno
Capacitação foi destinada a enfermeiros e pediatras de Unidades de Saúde de Maceió
Dando continuidade às ações da campanha Agosto Dourado - mês símbolo da luta pelo incentivo ao aleitamento materno - a Secretaria de Saúde de Maceió (SMS) promoveu, na manhã desta quarta-feira (9), o curso de Manejo Clínico no Aleitamento Materno. Organizada pelo Programa de Atenção Integral à Saúde da Criança, a capacitação ocorreu no auditório da pasta e reuniu enfermeiros e pediatras de 25 Unidades de Saúde do Município.
Diversos conteúdos relacionados ao aleitamento materno foram abordados durante o evento, tais como: práticas de pré-natal úteis para a amamentação e práticas danosas; preparo das mamas; Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças de Primeira Infância, Bicos, Chupetas, Mamadeiras e Protetores de Mamilos (NBCAL); pré-natal odontológico; pré-natal enfermagem; e fisiologia da lactação e dificuldades na amamentação. Além do conhecimento teórico, o curso proporcionou um momento prático demonstrando condutas que auxiliam o aleitamento materno.
A coordenadora do Programa de Saúde da Criança da SMS, Marglene Oliveira, ressalta que a capacitação vai resultar em benefícios para a saúde da mulher e da criança no processo de amamentação.
“Hoje estamos proporcionando esse curso aos profissionais de algumas unidades de saúde que contam com pré-natal e pediatria. A amamentação resulta de conhecimento técnico assistencial, baseado em atitudes de apoio à lactação envolvendo a mãe, o bebê e toda a família. Por isso, nosso objetivo é transmitir orientações importantes para que esses profissionais realizem o manejo clínico da melhor maneira possível, pois todo esse aprendizado será refletido em benefícios à saúde da mulher e da criança durante o aleitamento materno”, destaca.
“Essa capacitação é um momento importante para que os profissionais de saúde adquiram mais conhecimento e sejam multiplicadores dessas orientações, tanto para os demais profissionais da unidade em que atuam quanto para às mães que estão gestantes ou as lactantes, àquelas que já estão amamentando”, completa a fisioterapeuta da Área Técnica da Saúde da Criança Maceió, Edjane De Biase.
Uma das ministrantes do curso foi a médica pediatra Andrea Pinheiro, coordenadora do Banco de Leite Humano da Maternidade Santa Mônica. Na oportunidade, ela destacou as habilidades de comunicação no processo de amamentação e a importância do aprimoramento do conhecimento entre os profissionais de saúde que realizam assistência às mães para o aleitamento materno.
“A técnica de amamentação ou a maneira como a dupla mãe/bebê se posiciona para amamentar/mamar e a pega/sucção do bebê são muito importantes para o sucesso do aleitamento materno. Todo profissional de saúde que faz assistência a mães e bebês no período de amamentação, com destaque para o enfermeiro, deve saber observar criticamente uma mamada e avaliar se a técnica está adequada”, afirma.
Próximas atividades do mês
- 11/08 (9h às 17h) – Curso teórico prático de segurança alimentar no manuseio do leite humano (Auditório da HUPPA),
- 15/08 (9h): Ações de coleta e doação de leite humano na USF José Araújo Silva (Jacintinho);
- 23/08 (8h às 13h) – II Simpósio Municipal de Aleitamento Materno (Auditório Cesmac);
- 31/08 – Encerramento do Agosto Dourado no Saúde da Gente.
Secretaria Municipal de Saúde
Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.