Agosto Dourado movimenta unidades com ações voltadas ao aleitamento materno

Atividades são voltadas tanto às usuárias gestantes quanto a mães recentes

Cássia Oliveira/Ascom SMS 25/08/2022 às 17:35
Agosto Dourado movimenta unidades com ações voltadas ao aleitamento materno
Atividades do Agosto Dourado no Pontal da Barra. Foto: USF USF Tarcísio Palmeira

Destacar a importância da amamentação para a saúde da mulher e dos bebês tem sido a principal temática abordada na campanha Agosto Dourado, ação de promoção e conscientização sobre o aleitamento materno. E até o final deste mês, os profissionais das unidades de saúde do Município seguem com a mobilização das usuárias, compartilhando orientações e experiências que estimulem esta prática.

Nesta quinta-feira (25), as ações de estímulo ao aleitamento materno foram levadas às usuárias da Unidade de Saúde da Família (USF) Carla Nogueira, localizada no Benedito Bentes. Dentro da programação, a médica Gabriela Coutinho destacou a importância da amamentação e, após a abordagem, foi aberto um espaço de perguntas e respostas sobre o tema com a participação de estudantes e residentes da área de medicina.

A ação

A atividade foi encerrada com a distribuição de brindes e lanches e contou com a presença de representantes do Programa de Atenção Integral à Saúde da Criança e também do Gabinete de Políticas Públicas para Mulheres.

“Apesar das unidades de saúde trabalharem esse tema durante todo o ano, consideramos muito importante a intensificação dessa abordagem da campanha, para ressaltar o quanto esse alimento natural é completo e relevante para a qualidade de vida das crianças desde o primeiro minuto de vida”, afirmou a coordenadora do Programa na SMS, Marglene Oliveira.

Coordenadora do Programa de Atenção Integral à Saúde da Criança da SMS, Marglene Oliveira. Foto: Victor Vercant/Ascom SMS
Coordenadora do Programa de Atenção Integral à Saúde da Criança da SMS, Marglene Oliveira. Foto: Victor Vercant/Ascom SMS

Na USF Tarcísio Palmeira, no Pontal da Barra, as atividades, que tiveram início há duas semanas, foram complementadas, nesta quarta-feira (24), com uma ação conduzida pelo psicólogo residente Samuel Conselheiro, que possibilitou um momento de conversa para mães e gestantes compartilharem seus processos gestacionais, o que teria mudado com a gravidez e como foram sendo organizadas as estruturas sociais previamente estabelecidas ao seu redor.

“O momento de partilha é uma das estratégias mais utilizadas no pré-natal psicológico e é realizada para que, a partir da singularidade de cada mulher, sejam visíveis diferentes formas de ser mãe, desmistificando esse momento, que em si é estressante, podendo servir como espaço terapêutico e de construção de vínculos e posteriores redes de apoio”, explicou o residente.

Já as equipes profissionais da Unidade Básica de Saúde (UBS) José Guedes de Farias, situada na Santa Amélia, destacaram o Agosto Dourado em salas de espera, com palestras sobre o aleitamento materno e sua importância como reforço na imunidade dos bebês, esclarecendo dúvidas e repassando orientações sobre o procedimento.

A equipe da unidade aproveitou o momento também para ressaltar o mês de agosto como de conscientização e combate à violência contra a mulher, campanha denominada de Agosto Lilás, orientando sobre como e onde procurar ajuda.

As ações do Agosto Dourado vêm sendo realizadas durante todo este mês, resultando da parceria entre o Programa de Atenção Integral à Saúde da Criança da Secretaria Municipal de Saúde e o Gabinete de Políticas Públicas para Mulheres.

Entre as atividades oferecidas na campanha estão palestras, dinâmicas, rodas de conversa, intensificações dos atendimentos pediátricos, obstétricos e ginecológicos para as comunidades locais, além da disseminação de informações sobre os benefícios do leite materno.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.