Agentes de endemias e de saúde participam de curso de formação
Qualificação vai conferir certificação aos participantes que concluírem processo formativo
Os agentes de endemias e comunitários de saúde participaram, nesta quarta-feira (31), de uma capacitação do curso Saúde com Agente, realizada no auditório da sede da Diretoria de Vigilância em Saúde, em Jaraguá.
A formação em primeiros socorros foi ministrada pelo Corpo de Bombeiros e é fruto da parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Ministério da Saúde e o Conselho Nacional de Secretarias municipais de Saúde.
O treinamento foi ministrado pelos socorristas do Corpo de Bombeiros, as sargentos Marina Torres e Jairalice, e os soldados Wiktor e Diogo. Eles abordaram a avaliação de vítimas, casos clínicos (desmaio e convulsão), engasgo, parada cardiorrespiratória, ressuscitação cardiopulmonar, ferimentos e hemorragias, choques e queimaduras. A capacitação contou também com atividades práticas, transmitindo as noções de primeiros socorros.
Após a conclusão do curso, os servidores vão receber os títulos de técnico em agente comunitário de saúde e técnico em vigilância em saúde, com ênfase no combate às endemias. O curso começou em agosto de 2022 e a conclusão está prevista para agosto deste ano.
A técnica da gerência de Vigilância das Doenças e Agravos Transmissíveis e Não Transmissíveis da Secretaria de Saúde de Maceió (SMS), Cynthia Rocha, é uma das organizadoras do curso e destacou a importância da formação.
“Essa capacitação é fundamental porque os alunos executem a maioria das suas atividades no território, em contato direto com a população e encontram várias situações. O curso aborda questões dos riscos à saúde e as últimas disciplinas para os agentes de endemias foram voltadas aos riscos ambientais. A última disciplina de primeiros socorros é imprescindível para que eles saibam como atuar frente a situações de emergência”, informou.
Sobre o curso
O curso Saúde com Agente é o maior programa de formação técnica na área da saúde no formato híbrido do país e reforça a valorização dos agentes, que desempenham papel relevante como educadores para a cidadania na Saúde, por meio de maior atuação na prevenção e no cuidado das pessoas.
O intuito é que esses profissionais tenham um olhar apurado sobre informações coletadas nas residências dos moradores de Maceió e saibam como melhor orientar e conduzir os pacientes que necessitam de atendimento.
Secretaria Municipal de Saúde
Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.