Adolescentes do Centro de Atenção Psicossocial Infantil participam de oficina de fotografia no Pontal

Ação faz parte do projeto Luz Refletida, que oferece oficinas de pintura e fotografia aos usuários dos Centros de Atenção Psicossocial

Nesttor Netto (estagiário)/Ascom SMS 31/05/2023 às 17:40
Adolescentes do Centro de Atenção Psicossocial Infantil participam de oficina de fotografia no Pontal
Oficina ao ar livre resultou em bem-estar e diversão. Foto: Cortesia

Adolescentes atendidos pelo Centro de Atenção Psicossocial Infantil (Capsi) Dr. Luiz da Rocha Cerqueira (Serraria) participaram, nesta quarta-feira (31), de uma oficina de fotografia no Pontal da Barra. A atividade faz parte do projeto Luz Refletida, que possibilita aos usuários o aprendizado de técnicas de fotografia com finalidade terapêutica e ocupacional, além da expressão de suas ideias e histórias pessoais. 

Os usuários participaram de um passeio  pelas belezas naturais de Maceió e registraram as paisagens em câmeras fotográficas.  Segundo a gerente do Capsi Luiz da Rocha Cerqueira, Thyone Assunção, a ação proporciona momentos de lazer e bem-estar emocional aos usuários. “Além de promover esses momentos de interação, ele serve para mostrar as potencialidades e habilidades de nossas crianças e adolescentes”, destaca. 

A sessão de fotos ao ar livre foi acompanhada pela equipe multiprofissional do Capsi Luiz da Rocha Cerqueira, para auxiliar e supervisionar os usuários. Entre a equipe estavam a oficineira responsável pelo projeto, Rose Dias,  a psicóloga Ana Paula, a terapeuta ocupacional Isabelle Rodrigues e técnicas da unidade, para dar total apoio aos adolescentes.

“Essa ação e projeto mostram as potencialidades  de nossos  usuários, que apesar de terem transtornos e sofrimento psíquico graves estão sendo trabalhados a desenvolver  habilidades na garantia de sua autonomia  e autoestima. Deixando livres a expressão de suas histórias pessoais, a fim de ampliar a concentração, observação e coordenação”, ressalta Rose Dias, responsável pelo projeto.

O resultado da sessão fotográfica será uma exposição dos trabalhos dos usuários no Capsi. Além disso, o projeto traz uma contribuição terapêutica para o bem-estar emocional e psicológico dos adolescentes, além de desenvolver maior autoestima e autonomia, visando um impacto positivo artístico e social para eles. 

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.