Ações para prevenção de acidentes de trabalho movimentam Abril Verde

Campanha executada pelo Cerest Maceió tem o intuito de alertar sobre saúde e segurança do trabalhador

Polyanna Monteiro/Ascom SMS 17/04/2022 às 08:00
Ações para prevenção de acidentes de trabalho movimentam Abril Verde
Campanha alerta sobre saúde e segurança do trabalhador. Foto: Cerest Maceió

O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) de Maceió segue promovendo uma série de ações em alusão à campanha Abril Verde, mês que busca alertar para a importância da saúde e segurança do trabalhador. As atividades iniciaram na última terça-feira (12) e já atenderam cerca de 80 trabalhadores da capital e municípios alagoanos pertencentes a 1ª Macrorregião, área de abrangência do Cerest. Na próxima terça-feira (19), técnicos do órgão estarão ofertando palestra educativa sobre o tema para trabalhadores de Flexeiras.

A organização da campanha está sob responsabilidade da Coordenação Técnica de Proteção, Segurança e Saúde do Trabalhador do Cerest, que planejou um cronograma para contemplar trabalhadores de Maceió, Campo Alegre e Flexeiras. Dentre os assuntos abordados, estão inclusos  a ergonomia como forma de prevenção a acidentes, notificação de doenças ocupacionais e proteção de trabalhadores agrícolas durante o exercício do trabalho.

O coordenador técnico de Proteção, Segurança e Saúde do Trabalhador do órgão, Paulo Fernandes, ressaltou que os assuntos abordados durante a campanha Abril Verde sempre trazem resultados positivos para o público da ação.

 "Nossas atividades são realizadas durante o ano inteiro, mas - durante a campanha -conseguimos intensificar nossa atuação e sempre temos boa aceitação por parte dos trabalhadores que participam da campanha. Nas ações, conseguimos repassar informações e esclarecer muitas dúvidas que colaboram para o desenvolvimento do trabalho com menor risco para acidentes de trabalho possível", destacou o coordenador.

Abril Verde em Maceió

A campanha Abril Verde de 2022 em Maceió é direcionada a diversas áreas do setor produtivo, a exemplo de hotéis, pousadas e supermercados. Em sua primeira semana, técnicos do Cerest falaram sobre maneiras  de evitar e neutralizar acidentes de trabalho para trabalhadores de Campo Alegre, Flexeiras e de empresas privadas de Maceió. As atividades seguem até dia 27 de abril.

Confira programação do Abril Verde na próxima semana

19 de abril, Flexeiras

Tema: Acidente de trabalho (José Valdomiro da Silva, Tec. de Segurança do Trabalho)

Tema: O risco da aplicação de Agrotóxicos nas lavouras (Paulo Fernandes, Engo de Segurança do Trabalho)

Tema: Ergonomia como forma de prevenção de acidente de trabalho no trabalho do aplicador de herbicida (Nathania Lopes, Fisioterapeuta)

Público alvo: trabalhadores rurais

20 de abril, Parque das Flores (Maceió)

Tema: Acidente de trabalho (Ana Paula Cavalcante de Oliveira, médica do trabalho do Cerest)

Público alvo: trabalhadores do cemitério

25 de abril, Campo Alegre

Tema: Acidente de trabalho (José Valdomiro da Silva, Tec. de Segurança do Trabalho);

Tema: Notificação das DRT´s (Paulo Fernandes, Engo de Segurança do Trabalho);

Tema: Ergonomia como forma de prevenção de acidente de trabalho (Nathania Lopes, Fisioterapeuta);

Público alvo: trabalhadores do hospital e unidades de saúde do município.

26 de abril, Verde Supermercado

Tema: Abril Verde e as ações de inspeções que estão sendo realizadas nos supermercados a pedido do Ministério Público do Trabalho. (Paulo Fernandes, Engo de Segurança do Trabalho)

Público alvo: representantes dos supermercados de a Associação dos Supermercados de Alagoas, no auditório da Diretoria de Vigilância em Saúde de Maceió (Jaraguá)

28 de abril nos Hotéis com a ABIH – Alagoas e o Cerest Regional Maceió

Tema: Abril Verde e as ações de inspeções que estão sendo realizadas nos hotéis e pousadas a pedido do Ministério Público do Trabalho (Paulo Fernandes, Eng.º de Segurança do Trabalho e Taciana Rebelo, Nutricionista do Cerest)

Público-alvo: representantes dos hotéis e pousadas, da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira de Alagoas (ABIH/AL), no auditório do Hotel Premier Best Western (Pajuçara)

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.