Ações para prevenção de acidentes de trabalho movimentam Abril Verde
Campanha executada pelo Cerest Maceió tem o intuito de alertar sobre saúde e segurança do trabalhador
O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) de Maceió segue promovendo uma série de ações em alusão à campanha Abril Verde, mês que busca alertar para a importância da saúde e segurança do trabalhador. As atividades iniciaram na última terça-feira (12) e já atenderam cerca de 80 trabalhadores da capital e municípios alagoanos pertencentes a 1ª Macrorregião, área de abrangência do Cerest. Na próxima terça-feira (19), técnicos do órgão estarão ofertando palestra educativa sobre o tema para trabalhadores de Flexeiras.
A organização da campanha está sob responsabilidade da Coordenação Técnica de Proteção, Segurança e Saúde do Trabalhador do Cerest, que planejou um cronograma para contemplar trabalhadores de Maceió, Campo Alegre e Flexeiras. Dentre os assuntos abordados, estão inclusos a ergonomia como forma de prevenção a acidentes, notificação de doenças ocupacionais e proteção de trabalhadores agrícolas durante o exercício do trabalho.
O coordenador técnico de Proteção, Segurança e Saúde do Trabalhador do órgão, Paulo Fernandes, ressaltou que os assuntos abordados durante a campanha Abril Verde sempre trazem resultados positivos para o público da ação.
"Nossas atividades são realizadas durante o ano inteiro, mas - durante a campanha -conseguimos intensificar nossa atuação e sempre temos boa aceitação por parte dos trabalhadores que participam da campanha. Nas ações, conseguimos repassar informações e esclarecer muitas dúvidas que colaboram para o desenvolvimento do trabalho com menor risco para acidentes de trabalho possível", destacou o coordenador.
Abril Verde em Maceió
A campanha Abril Verde de 2022 em Maceió é direcionada a diversas áreas do setor produtivo, a exemplo de hotéis, pousadas e supermercados. Em sua primeira semana, técnicos do Cerest falaram sobre maneiras de evitar e neutralizar acidentes de trabalho para trabalhadores de Campo Alegre, Flexeiras e de empresas privadas de Maceió. As atividades seguem até dia 27 de abril.
Confira programação do Abril Verde na próxima semana
19 de abril, Flexeiras
Tema: Acidente de trabalho (José Valdomiro da Silva, Tec. de Segurança do Trabalho)
Tema: O risco da aplicação de Agrotóxicos nas lavouras (Paulo Fernandes, Engo de Segurança do Trabalho)
Tema: Ergonomia como forma de prevenção de acidente de trabalho no trabalho do aplicador de herbicida (Nathania Lopes, Fisioterapeuta)
Público alvo: trabalhadores rurais
20 de abril, Parque das Flores (Maceió)
Tema: Acidente de trabalho (Ana Paula Cavalcante de Oliveira, médica do trabalho do Cerest)
Público alvo: trabalhadores do cemitério
25 de abril, Campo Alegre
Tema: Acidente de trabalho (José Valdomiro da Silva, Tec. de Segurança do Trabalho);
Tema: Notificação das DRT´s (Paulo Fernandes, Engo de Segurança do Trabalho);
Tema: Ergonomia como forma de prevenção de acidente de trabalho (Nathania Lopes, Fisioterapeuta);
Público alvo: trabalhadores do hospital e unidades de saúde do município.
26 de abril, Verde Supermercado
Tema: Abril Verde e as ações de inspeções que estão sendo realizadas nos supermercados a pedido do Ministério Público do Trabalho. (Paulo Fernandes, Engo de Segurança do Trabalho)
Público alvo: representantes dos supermercados de a Associação dos Supermercados de Alagoas, no auditório da Diretoria de Vigilância em Saúde de Maceió (Jaraguá)
28 de abril nos Hotéis com a ABIH – Alagoas e o Cerest Regional Maceió
Tema: Abril Verde e as ações de inspeções que estão sendo realizadas nos hotéis e pousadas a pedido do Ministério Público do Trabalho (Paulo Fernandes, Eng.º de Segurança do Trabalho e Taciana Rebelo, Nutricionista do Cerest)
Público-alvo: representantes dos hotéis e pousadas, da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira de Alagoas (ABIH/AL), no auditório do Hotel Premier Best Western (Pajuçara)
Secretaria Municipal de Saúde
Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.