Ações interativas mobilizam usuários e famílias do Capsi Infanto Juvenil

Em dois momentos distintos, atividades promovem cultura e destacam prevenção para público-alvo do Capsi

Cássia Oliveira/Ascom SMS 14/10/2022 às 13:34
Ações interativas mobilizam usuários e famílias do Capsi Infanto Juvenil 
Ações foram alusivas ao Dia Mundial da Saúde Mental. Foto: Capsi

Com uma programação diversificada, o Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil (Capsi) Dr. Luiz da Rocha Cerqueira, localizado na Serraria, vem dando continuidade às ações comemorativas da semana alusiva ao Dia Mundial da Saúde Mental, que foi celebrado na última segunda-feira, 10 de outubro.

Estimulando a interação social de seus usuários - crianças e adolescentes na faixa etária dos 5 aos 18 anos, com transtornos e sofrimentos psíquicos graves - e seus familiares, com a sociedade e os inúmeros espaços de lazer e inclusão da cidade, a equipe do Capsi levou um pequeno grupo ao Teatro Deodoro, promovendo interação através da cultura e da arte.

“Com obras de reparo sendo realizadas no ambiente do CAPSI, restringimos o atendimento no local às consultas médicas e psicológicas, ampliando a oferta de oficinas terapêuticas e de reabilitação psicossocial nos ambientes externos, ampliando a interatividade com os mais diversos públicos”, afirmou a diretora do Capsi Dr. Luiz da Rocha Cerqueira, Thyone Assunção.

Outubro Rosa

Além do reforço nas oficinas terapêuticas, a equipe do CAPSI também destacou, junto às famílias dos seus usuários, a importância das medidas preventivas e do diagnóstico precoce do câncer de mama - tipo que mais afeta as mulheres no país - foco central da campanha Outubro Rosa, e também do câncer uterino.

Com o propósito de informar, esclarecer dúvidas, orientar e fazer os encaminhamentos necessários, a equipe da unidade psicossocial abordou o assunto por meio de palestras e da escuta qualificada.

Profissionais de saúde abordam medidas de prevenção junto ao público da unidade. Foto: Capsi
Profissionais de saúde abordam medidas de prevenção junto ao público da unidade. Foto: Capsi

“Consideramos importante trabalhar as orientações sobre saúde em geral dentro dos equipamentos de saúde mental, tendo em vista que nossos usuários e suas famílias também precisam ser beneficiados com o cuidado integral voltado às suas necessidades individuais, mesmo que essa abordagem seja feita de forma direcionada à sua condição de saúde, numa perspectiva psicossocial”, ressalta Thyone. 

Sobre o Capsi Dr. Luiz da Rocha Cerqueira

O Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (Capsi) Dr. Luiz da Rocha Cerqueira atende crianças e adolescentes, de 5 a 18 anos, em sofrimento psíquico intenso, junto com seus familiares, focando no alívio do sofrimento, nas potencialidades e na qualidade de vida.

Os Centros oferecem um atendimento interdisciplinar, composto por uma equipe multiprofissional que reúne médicos, assistentes sociais, psicólogos, psiquiatras, entre outras especialidades.

O serviço atende demandas como Transtorno do Espectro Autista (TEA), depressão, esquizofrenia, transtornos de conduta, transtorno de personalidade e sofrimento psíquico grave. As crianças e adolescentes podem ser encaminhados pelos serviços de saúde, escolas, conselhos tutelares, Centros de Referência Especializados em Assistência Social (Creas) e demanda espontânea.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.