Ações em unidades de saúde finalizam campanha do Outubro Rosa em Maceió

Empenho e criatividade das equipes reforçaram conscientização pela saúde das mulheres

Cássia Oliveira/Ascom SMS 30/10/2022 às 10:30
Ações em unidades de saúde finalizam campanha do Outubro Rosa em Maceió
Campanha Outubro Rosa foi intensificada em Maceió. Foto: cortesia

Criada com a finalidade de despertar a sociedade – em especial a população feminina – para a importância da prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento do câncer de mama, a campanha do Outubro Rosa movimentou as unidades de saúde do Município durante todo este mês, levando às usuárias do SUS informações, orientações e serviços.

Para conscientizar e chamar atenção das maceioenses para esse grave problema de saúde, que ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres brasileiras, as equipes das unidades de saúde usaram a criatividade e se empenharam em diversas atividades para reforçar a prática do autocuidado e o estímulo à prevenção da saúde.

Na Unidade Básica de Saúde (UBS) Antônio de Pádua Cavalcante, localizada no bairro Petrópolis, as ações voltadas para a saúde da mulher contaram com consultas ginecológicas, clínicas e de enfermagem. Também foram disponibilizados testes rápidos para Hepatites B/C, HIV e Sífilis, coleta de citologia (Papanicolau) e realizada a solicitação de exames de mamografia.

“Os serviços básicos, como aferição de pressão arterial, imunização, medição de glicemia e dispensação de medicamentos, também se somaram às palestras ministradas em sala de espera por nossa equipe multiprofissional, esclarecendo dúvidas e orientando sobre os temas ligados à prevenção do câncer uterino e de mama”, descreveu a gerente administrativa da unidade, Djelba Bertoldo.

Os cuidados com a saúde feminina também pontuaram as atividades desse mês na UBS Geraldo Melo – com orientações e serviços. A equipe de profissionais da unidade construiu, ainda, na programação do mês algumas atividades recreativas para a garotada que acompanhava as mães nas consultas e salas de espera. As crianças lancharam e participaram de brincadeiras, pintura básica no rosto e tiveram orientações sobre saúde bucal.

Inaugurada no início deste mês, a UBS Bebedouro se revestiu dos tons de rosa da campanha para conscientizar as usuárias sobre a importância do autoexame para o diagnóstico precoce da doença. Nas ações do mês, a equipe fez palestras, orientou acerca da rede de atendimento, fez o encaminhamento para exames e distribuiu brindes, estimulando a prevenção.

Mobilizando as moradoras da região, a equipe da Unidade de Saúde da Família (USF) João Sampaio organizaram, na área interna da unidade, atividades de orientação, consultas com ginecologista e clínica médica e testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Na parte externa, no entanto, as ações do Outubro Rosa foram voltadas à autoestima e embelezamento, sendo oferecidos serviços como corte de cabelo, maquiagem e lanche às usuárias atendidas no local.

Na USF Jardim São Francisco, localizada na Vila Brejal (Levada), as atividades também foram planejadas para sensibilizar a comunidade sobre a importância dos cuidados preventivos com a saúde da mulher. De forma lúdica, a equipe fez uso de decoração temática durante as ações e animou as usuárias, no Dia D da campanha, com a apresentação do sanfoneiro Docinho do Acordeon, no horário estendido da unidade, que integra o Corujão da Saúde.

E para finalizar as inúmeras atividades, que fomentaram a prevenção e enfatizaram as práticas saudáveis e o diagnóstico precoce da doença, como fatores para a recuperação da saúde e redução da mortalidade, a USF José Maria de Vasconcelos Neto, localizada no bairro São Jorge, promoveu cuidados para as usuárias e celebrou o mês das crianças com muitas brincadeiras.

Na última quinta-feira (27) foram realizadas coleta de citologia e entregues solicitações para mamografia. Testes rápidos, busca ativa de vacinação e escovação também fizeram parte da programação, que teve como ponto alto a realização da terceira edição do Cine Pipoca, uma animada sessão de cinema para as crianças que acompanhavam as mães, finalizada com a distribuição de lanches e brinquedos. 

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.