Ações do Agosto Dourado mobilizam usuários das unidades de saúde da capital

Profissionais da rede pública municipal saúde reforçam junto à população informações sobre a importância e os benefícios da amamentação

Marília Ferreira/Ascom SMS 21/08/2023 às 12:19
Ações do Agosto Dourado mobilizam usuários das unidades de saúde da capital
Campanha Agosto Dourado simboliza a luta pelo incentivo à amamentação. Foto: Cortesia

A Secretaria Municipal de Saúde de Maceió (SMS) intensifica as ações alusivas à campanha Agosto Dourado - mês que simboliza o movimento pelo incentivo à amamentação. As Unidades de Saúde do Município participam das ações e desenvolvem atividades destinadas aos usuários com o objetivo de transmitir informações, interação e sensibilização acerca da importância do leite materno para o bebê e as mães.

“Estamos levando mais conhecimento e conscientização aos usuários das nossas unidades de saúde sobre a importância e os benefícios do leite materno para a mãe e o bebê. É importante que todas as mães amamentem seus bebês, pois o leite materno é rico em nutrientes. Amamentação é vida, e precisamos reforçar isso constantemente”, enfatiza a coordenadora do Programa de Atenção Integral à Saúde da Criança da SMS, Marglene Oliveira.

USF São José 

A Unidade de Saúde da Família (USF) São José,  situada no Canaã, foi um dos equipamentos que promoveu ações sobre a campanha. Os profissionais de enfermagem e odontologia fizeram palestras sobre o aleitamento materno e a importância da higiene bucal. 

Na oportunidade, a equipe multiprofissional da Atenção Primária da Saúde de Maceió - eMulti-5 realizou ações de promoção e educação em saúde no que se refere ao vínculo afetivo mãe-bebê por meio de pintura gestacional e orientações sobre a capacidade gástrica dos bebês, informando sobre a quantidade de leite materno necessário, de acordo com o estômago do bebê.

Ao final das atividades, os profissionais da USF São José distribuíram brindes e fizeram um lanche coletivo com as usuárias.

USF João Sampaio 

A USF João Sampaio, localizada no bairro Petrópolis, mobilizou os usuários com uma “sala de espera”, onde profissionais abordaram o tema Aleitamento Materno e reforçaram a importância nutricional do leite materno e os benefícios da amamentação, além disso fizeram um momento de interação entre os usuários sobre "Mitos e Verdades" relacionados ao tema, distribuíram de folders informativos e arrecadaram potes de vidro para coleta e doação de leite materno.

Pam Dique Estrada

Usuários das unidades da parte baixa da cidade também estão sendo mobilizados com as ações da campanha Agosto Dourado. Profissionais da Unidade Básica de Saúde (UBS) Pam Dique Estrada, situada na Ponta Grossa, realizaram palestras sobre os benefícios do leite materno e fizeram demonstrações práticas sobre a forma correta de amamentar, além de ressaltar a importância da doação de leite materno.

URS Roland Simon

A Unidade de Referência em Saúde (URS) Roland Simon, localizada no bairro do Vergel do Lago, também realizou atividades direcionadas ao Agosto Dourado. Na ocasião, os profissionais fizeram uma “sala de espera” com as usuárias presentes, na qual falaram sobre os benefícios do aleitamento materno para a saúde do bebê e da mãe.  As usuárias compartilharam experiências e tiraram dúvidas sobre o tema.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.