Ações da SMS marcam cuidado às pessoas com deficiência durante a pandemia

Redação 03/12/2020 às 15:02
Ações da SMS marcam cuidado às pessoas com deficiência durante a pandemia
Evento realizado em 2017. Foto: Arquivo/ Ascom SMS.

Com a pandemia do novo coronavírus, em 2020 não foi possível realizar ações presenciais alusivas ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, comemorado nesta quinta-feira (3), como aconteceu em anos anteriores. No entanto, atividades virtuais foram promovidas com o objetivo de beneficiar e orientar as pessoas com deficiência, além da elaboração do Protocolo Sanitário para retorno dos atendimentos presenciais nas Instituições.

Entre as ações desenvolvidas para estes usuários, mesmo com as restrições necessárias, estão os atendimentos e acompanhamentos virtuais, presenciais e domiciliares.

“Vale ressaltar que no início deste ano, eram atendidos mais de 12 mil pessoas com deficiência, o que diminuiu durante a pandemia, sendo assistidos em torno de nove mil usuários, estimados em 75% das pessoas com deficiência atendidas nos Centros Especializados de Reabilitação – CERs, de forma presencial e os outros 25% em atendimento online, como também de outras formas”, explica a gerente de Atenção à Pessoa com Deficiência, Marilda Costa.

Durante a pandemia também foi criada uma cartilha de orientação para a saúde bucal das pessoas com deficiência por meio do Projeto Sorridef e a continuação das ações de prevenção à Saúde Bucal.

Ainda como parte das ações preventivas, pensando em diminuir o risco das pessoas com deficiência, a SMS criou uma comissão composta por fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais para visitas domiciliares para tirar medidas de cadeiras de roda e banho, visando facilitar o andamento de processos administrativos de aquisição destes equipamentos.

Evento realizado em 2019 promoveu inclusão social dos usuários. Foto: Ascom SMS.

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

Celebrado em 3 de dezembro, a data tem o objetivo de informar a população sobre todos os assuntos relacionados à deficiência, seja ela Auditiva, Física, Intelectual ou Visual.

De acordo com dados da Organização das Nações Unidas (ONU), aproximadamente 10% da população mundial têm alguma deficiência. Em Alagoas, existem aproximadamente 27% da população e em Maceió existem aproximadamente 10% da população, conforme informações do Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010.

A Gerência de Atenção à Pessoa com Deficiência (GAPD) SMS promoveu, nos últimos três anos, eventos em alusão ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (SEMTEL) e a Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), que teve como intuito de conscientizar sobre a importância de inserir as pessoas com deficiência em diferentes aspectos da vida social, como a política, a economia, cultura e lazer.

“A principal ideia desta data é refletir – e pôr em prática- os melhores métodos para garantir uma boa qualidade de vida e dignidade para todas as pessoas com algum tipo de deficiência”, reforça Marilda.

Foto de evento realizado em 2018. Foto: Ascom SMS

Graziela França/ Ascom SMS

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.