Ações da Saúde consolidam cuidado integral com a pessoa idosa em Maceió

Atividades em unidades celebram mês dedicado aos usuários da melhor Idade

Cássia Oliveira / Ascom SMS 12/10/2022 às 12:39
Ações da Saúde consolidam cuidado integral com a pessoa idosa em Maceió
Ações destacam, principalmente, importância da Caderneta da Pessoa Idosa. Foto: Victor Vercant /Ascom SMS

No mês dedicado à sensibilização da sociedade para a necessidade de se garantir dignidade, participação social e os direitos da pessoa idosa para um envelhecimento tranquilo e saudável, as unidades de saúde de Maceió têm buscado mobilizar os usuários do SUS para as novas demandas do público da chamada Melhor Idade.

Para reforçar essas diretrizes, a Unidade de Saúde da Família (USF) Professor Durval Cortez promoveu, em parceria com o Centro de Ensino Santa Juliana, nesta terça-feira (11), uma programação diversificada com café da manhã saudável, testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e serviços básicos como aferição de pressão, medição da glicemia, além de palestras sobre envelhecimento saudável e sexualidade na Melhor Idade.

“Trabalhamos continuamente com esses usuários e a cada atividade, procuramos adequar as ações às necessidades que eles nos apresentam, orientando ou esclarecendo dúvidas acerca das questões que eles se deparam no cotidiano, favorecendo seu bem-estar e qualidade de vida”, afirmou a gerente administrativa da unidade, Patrícia Alves Marques.

Do alto dos seus 66 anos, a dona de casa Quitéria Carnaúba é usuária da unidade e frequenta o CRAS Dom Adelmo Machado – estrutura da Assistência Social que também atua em parceria com a unidade – há cerca de 15 anos. Ela diz que mesmo já tendo vivido bastante, sempre há o que aprender com os profissionais de saúde.

A dona de casa Quitéria Carnaúba destaca o aprendizado com os profissionais de saúde. Foto: Victor Vercant/Ascom SMS
A dona de casa Quitéria Carnaúba destaca o aprendizado com os profissionais de saúde. Foto: Victor Vercant/Ascom SMS

“Sou hipertensa, diabética e tenho problemas de mobilidade por conta da artrose, mas participar de atividades como essas, com o acolhimento dos profissionais e a convivência com outras pessoas da minha faixa etária, sempre faz com que a gente se sinta melhor. Hoje sei cuidar melhor de mim e aprendo o que ainda posso fazer como cidadã”, ressaltou.

Em outra ação realizada para incentivar a atenção humanizada e a conscientização acerca da importância das políticas públicas para a pessoa idosa, foi desenvolvida na Unidade Básica de Saúde José Tenório. Consultas, testes rápidos, palestras, verificação de glicemia, aferição de pressão, atualizações sobre a Caderneta do Idoso e atualização vacinal, entre outros serviços, também foram disponibilizados à população idosa.

Enquanto área técnica responsável por disseminar, no âmbito da assistência à saúde no município, o cuidado integral à saúde do público da Melhor Idade, o Programa de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa da Secretaria Municipal de Maceió (SMS) mantém um olhar voltado para as equipes de saúde da Atenção Primária, que desempenham um papel fundamental nas ações desenvolvidas para a pessoa idosa e também para seus cuidadores.

Sob a orientação do Programa, as unidades de saúde de Maceió têm reforçado durante este mês – em que é celebrado o Dia Internacional da Pessoa Idosa – a prática dessa atenção mais humanizada e focada nas múltiplas necessidades desse público-alvo, em atividades cujo enfoque está na promoção à saúde e qualidade de vida.

Coordenadora do Programa de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa do Município, Denyse Maia. Foto: Ascom SMS
Coordenadora do Programa de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa do Município, Denyse Maia. Foto: Ascom SMS

“Temos em Maceió uma população idosa de quase 130 mil pessoas. 50% delas necessitam de cuidador ou estão em risco de fragilização causado pelo declínio funcional da idade, dependendo do acompanhamento da atenção básica. Dessa forma, temos trabalhado na orientação e qualificação dos profissionais para essa realidade, buscando desenvolver as ações que possam abranger às demandas por cuidados desse público-alvo, com um atendimento multidisciplinar”, explica a coordenadora do Programa, Denyse Maia.

Além das iniciativas de educação permanente dos profissionais de saúde sobre temas relacionados à pessoa idosa – como envelhecimento saudável, prevenção de quedas, importância da Caderneta do Idoso, sexualidade, entre outros – o Programa tem assegurado também um suporte importante às Instituições de Longa Permanência (ILPIs) – com a articulação do fluxo na rede de atendimento – e um olhar voltado a cursos e oficinas de formação de cuidadores, sejam profissionais ou familiares, pois esses vêm sendo a cada dia mais exigidos na atenção às pessoas idosas.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.