Abrigo para famílias vítimas das chuvas recebe ações de saúde

Estão sendo ofertados atendimento médico, psicológico, e odontológico para os abrigados

Vanessa napoleão/Ascom Semas 02/06/2022 às 12:29
Abrigo para famílias vítimas das chuvas recebe ações de saúde
Crianças abrigadas estão sendo atendidas pela equipe da SMS. Foto: Vanessa Napoleão/Ascom Semas

Famílias assistidas no abrigo provisório montado pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), no bairro Jaraguá, estão tendo acompanhamento das equipes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Estão sendo ofertados, atendimento médico e psicológico, com as equipes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) e do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (Capsi) e odontológico com a unidade  móvel  do Consultório na Rua para as 11 famílias que estão no local.

Segundo a assistente social da unidade de acolhimento, Roseane Farias, os assistidos também estão sendo vacinados contra a gripe e a Covid-19. “Os técnicos do abrigo, do Capsi e do Nasf estão se reunindo para  planejar  oficinas e ações, que já estão acontecendo, para os usuários da unidade, a fim de atendê-los da melhor maneira possível”, pontuou.

Usuários estão tendo acompanhamento médico e sendo vacinados Foto: abrigo provisório
Usuários estão tendo acompanhamento médico e sendo vacinados Foto: abrigo provisório

As mães,  responsáveis , crianças  e adolescentes que estão no abrigo, estão tendo um atendimento especial para cuidarem da saúde mental nesse momento difícil e de mudanças na rotina.

De acordo com a gerente  do Capsi Dr Luiz  da  Rocha Cerqueira, Thyone  Assunção, além de atividades em grupo, é também realizado atendimento individual. “Estamos realizando oficinas  abertas,  e  atividades   lúdicas para Identificar  e amenizar situações  de sofrimento  psíquico  dessas pesssoas”, explicou a  assistente social.

Abrigo

Famílias que precisam de acolhimento nesse período de chuvas agora contam com um abrigo provisório da Prefeitura de Maceió. A unidade de acolhimento conta com 120 vagas e funcionará 24h por dia. O equipamento está localizado na Travessa 13 de Maio, 151, Jaraguá, em frente à Praça Rayol.

A Secretaria Municipal de Assistência Social orienta que para se ter acesso à unidade de acolhimento, as famílias afetadas precisam entrar em contato com a Defesa Civil de Maceió por meio do 199.

Após o contato das famílias, a Defesa Civil Municipal fará o registro da ocorrência e a equipe da Diretoria Operacional irá até a residência dessas pessoas para verificar a situação e encaminhá-las à unidade de acolhimento.

Beliches, colchões, geladeiras e freezers, além do fogão, forno e bebedouros foram adquiridos recentemente pela Prefeitura. Artigos de cama, mesa e banho, todo o enxoval também é novo para fornecer o mínimo de conforto para maceioenses acometidos por deslizamentos na capital. A unidade também oferece as três refeições.

As famílias abrigadas no local estão sendo atendidas pela equipe dos Benefícios Eventuais do Centro de Atendimento Socioassistencial (CASA), para dar entrada no Auxílio Moradia, e em outros benefícios assistenciais caso seja necessário.

Planejamento de ações com técnicos do abrigo, do Capsi e do Nasf. Foto: abrigo provisório
Planejamento de ações com técnicos do abrigo, do Capsi e do Nasf. Foto: abrigo provisório
Atendimento odontológico. Foto: abrigo provisório
Atendimento odontológico. Foto: abrigo provisório
SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.