Procon Maceió notifica empresas de energia, telefonia e internet para ordenar cabos e fios em postes da capital

Empresas têm um prazo de 20 dias para apresentarem um plano de adequação às normas

Maria Maia/Secom Maceió 25/05/2022 às 15:00
Procon Maceió notifica empresas de energia, telefonia e internet para ordenar cabos e fios em postes da capital
Excesso de cabos e fios nos postes de Maceió estão colocando a segurança da população em risco. Foto: Gabriel Moreira/Secom Maceió

Após inúmeras denúncias da população sobre os problemas que vêm sendo provocados pelo excesso de fios e cabos em postes na capital, o Procon Maceió notificou na manhã desta quarta-feira (25), a Equatorial Energia Alagoas, empresa responsável pelos postes em áreas públicas da capital, todas as empresas de telefonia e a associação de provedores de Internet que operam em Maceió.

De acordo com o diretor-executivo do Procon Maceió, Leandro Almeida, as empresas que exploram atividade econômica e fazem uso de postes para fixação de seus equipamentos para fornecimento dos serviços de internet, energia, TV a cabo, telefonia e correlatas estão causando uma série de transtornos, devido ao excesso de cabos e fios nos postes de Maceió, colocando a segurança da população em risco.

"As empresas notificadas têm o prazo de 20 dias, para apresentarem um plano, urgente e imediato, de retirada dos fios e gambiarras que possuem nos postes da capital, para adequar dentro das normas técnicas seus equipamentos, como fios e caixas. A ausência de aplicação das normas técnicas para com esses equipamentos está trazendo risco a toda sociedade, não tanto pela possibilidade de interrupção do serviço, mas a questão principal é risco iminente de morte.", explicou Leandro.

Caso as empresas não apresentem ou não cumpram o plano, apresentado por elas, podem ser geradas multas de até R$ 9 milhões, a depender da capacidade jurídica da empresa e dos danos causados ao consumidor.

Procon Maceió notifica empresas de energia, telefonia e internet para ordenar cabos e fios em postes da capital
SEGOV

Secretaria Municipal de Governo e de Subprefeituras

Rua Sá e Albuquerque, 235 - Jaraguá
CEP: 57022-180 - Maceió/AL // Telefone: (82) 3312-5880
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h