Previne de Maceió: em dois dias, Defesa Civil cadastra mais de 80 famílias nas áreas de risco

Redação 22/04/2021 às 18:01
Previne de Maceió: em dois dias, Defesa Civil cadastra mais de 80 famílias nas áreas de risco

Ação é para evitar que novos deslizamentos façam vítimas

A Prefeitura de Maceió, através do Programa Previne Maceió, intensificou as visitas nas áreas de riscos para fazer cadastramento e iniciar a realocação das famílias que residem nesses locais na cidade. Entre terça e quarta-feira foram cadastradas pelas equipes da Defesa Civil Municipal 86 famílias residentes nas Grotas do Ari, Novo Horizonte, São Rafael, Aldeia do Índio, Andraujo, Facão, Amizade, Novo Mundo, Chã Nova e Estrondo.

Essas localidades estão situadas nos bairros de Jacintinho, Ipioca, Riacho Doce, Barro Duro, Jardim Petrópolis e Mangabeiras. Dentro do cronograma do Previne Maceió, o Grupo Especial de Trabalho (GET) irá percorrer diversos bairros de Maceió atingidos pelas chuvas e prestar assistência aos moradores de forma preventiva.

“Estamos indo de porta em porta conversando com esses moradores, mostrando os riscos, fazendo o cadastro para o encaminhamento do aluguel social e o programa de habitação municipal. Assim iremos conseguir preservar vidas durante esse período chuvoso” afirma o coordenador do Previne Maceió, secretário municipal de Governo, Francisco Sales.

Secretário Francisco Sales visita, com técnicos da Defesa Civil, áreas de risco em Maceió. Fotos: Max Fernandes.

Uma das famílias cadastradas na Grota Novo Horizonte foi a da dona de casa Ana Lúcia, 45, moradora da comunidade há 20 anos. “Sempre nesse período de chuva ficamos todos com medo, principalmente quando a chuva é constante, como nos últimos dias. Durante todo esse tempo nunca vi ser feita vistoria, nem prefeito ou secretaria vir aqui. Com essas últimas chuvas minha casa ficou cheia de barro e água. Pela primeira vez estou vendo a assistência chegar e conversar com a gente”, contou Ana Lúcia.

O motorista Jean Marcos conversou com os engenheiros da Defesa Civil mostrando os problemas existentes em sua residência e destacou o trabalho da Prefeitura de Maceió. “Moro aqui na comunidade desde que nasci, e nunca tivemos a oportunidade de conversarmos e mostrar os problemas tão bem como hoje. Nossas casas são sempre afetadas pelas chuvas e agora conseguimos entender o risco que estamos passando com essas encostas tão próximas”, disse.

O objetivo do Grupo de Trabalho é realocar as famílias para evitar que novos deslizamentos ocorram durante o período chuvoso e acabe atingindo essas famílias. “Queremos garantir a preservação das vidas desses moradores, retirando-os dos locais de encosta e ofertando uma moradia segura através do programa de habitação”, completou o secretário.

Em alguns casos, as equipes avaliaram que deveria haver uma intervenção imediata para retirada dos moradores. Em outros, foi feito o cadastramento e dada orientações em casos de emergência.

“Esse diálogo de perto com as comunidades nos permite detalhar como estamos trabalhando. Temos a plena ciência de que não vamos conseguir atender todos de única vez, mas a população estará conhecendo os canais disponibilizados e saber que a Prefeitura está presente”, assegurou Francisco Sales.

As próximas visitas estão agendas para as áreas do José da Silva Peixoto, Piabas, Bebedouro, Chã Jaqueira, Petrópolis e Benedito Bentes.

Famílias acolhidas

De 12 a 17 de abril, a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) acolheu 74 famílias encaminhadas pela Defesa Civil Municipal. Desse total, 40 foram beneficiadas com o aluguel social, e as outras 34 foram destinadas para outros programas da Semas, bem como o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) disponíveis nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras).

Previne Maceió

O Programa Previne Maceió tem como objetivo levar ações de prevenção, informação e advertir a população sobre possíveis danos provocados pelas chuvas. A ação das equipes nas ruas é para tentar minimizar ao máximo os danos provocados durante a quadra chuvosa, prevista entre os meses de março a agosto.

O grupo é formado pela Secretaria Municipal de Governo (SMG), Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), Superintendência de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) e Defesa Civil Municipal.

SEGOV

Secretaria Municipal de Governo e de Subprefeituras

Rua Sá e Albuquerque, 235 - Jaraguá
CEP: 57022-180 - Maceió/AL // Telefone: (82) 3312-5880
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h