Emprega Jovem MCZ transforma qualidade de vida de mais de 2 mil jovens da capital

Programa oferta cursos gratuitos para adultos e adolescentes a partir dos 14 anos de idade

Maria Maia e Gleycyanny Romão (estagiária) / Secom Maceió 27/03/2023 às 11:03
Emprega Jovem MCZ transforma qualidade de vida de mais de 2 mil jovens da capital
Mais de dois mil jovens já se qualificaram com os cursos ofertados pelo programa. Foto: Itawi Albuquerque / Secom Maceió

O Emprega Jovem MCZ tem mudado a qualidade de vida e a realidade de muitos jovens e adultos ociosos da capital alagoana. Mais de dois mil jovens já se qualificaram com os cursos ofertados pelo programa graças às políticas públicas de geração de emprego e agora, estão prontos para o mercado de trabalho.

A parceria firmada entre a Prefeitura de Maceió e o Senai proporcionou a formação de Íris Conceição, que aos 53 anos concluiu o curso de eletricista de automóveis e quer levar um legado para as próximas gerações. 

“Vou continuar estudando para levar um legado para as próximas gerações, quero ter netos e lembrá-los que nunca é tarde para aprender, porque não existe idade e sim, vontade de ser sempre alguém melhor”, contou Íris emocionada. 

Os cursos são ofertados gratuitamente para adultos e adolescentes a partir dos 14 anos, sem limite de idade. Na sexta etapa do programa, Íris Conceição conseguiu receber mais uma qualificação profissional de qualidade graças ao programa que abre portas e permite novas oportunidades.

"Esse é meu segundo curso, o primeiro foi operador de computador. Fui bem acolhida pelas turmas por ser mais velha, quando eu era jovem eram cursos que só homens podiam fazer e hoje, a gente vê que o prefeito JHC também abre portas para as mulheres e para todas as idades”, concluiu.

Desde 2021, o Emprega Jovem tem retirado mais de 200 mil maceioenses da ociosidade e  reaproximado do mercado de trabalho. A gestão do prefeito JHC prioriza a educação e permite a geração de emprego, renda e o giro na economia do município. 

O sonho de Alex Kelvin, de 15 anos, é cursar medicina. Ainda no primeiro ano do ensino médio, ele conta que de alguma forma, no futuro, o certificado na área de logística vai ser de grande importância na profissão.

“Achei muito bacana, meu pai é meu exemplo na área da logística e me inspiro nele. Terminei o curso com uma qualificação excelente e de qualidade. De alguma forma vou conseguir encaixar na área da saúde, quero ser neurologista”, pontuou Alex durante a formatura da sexta etapa do programa.

Novo ciclo - Bruna Mikaela tem 26 anos e fez o curso de assistente administrativo. Grata, com o certificado em mãos e com a esperança de um futuro melhor para os seus filhos, ela relata que o próximo passo é iniciar uma graduação na área da administração ou ciências contábeis. 

“Agarrei a chance com todas as forças porque tenho dois filhos, um de 13 anos e outro de 3 anos. Conhecimento nunca é demais e achei uma boa iniciativa da Prefeitura, porque é uma oportunidade para quem não tem condições financeiras, assim como eu estava sem no momento. Sempre tive vontade de participar por ser gratuito e o curso despertou o interesse em fazer uma graduação, me identifiquei bastante com os cursos de administração e ciências contábeis”, afirmou Bruna, acompanhada do filho João, de 3 anos. 

Os cursos ofertados pelo Emprega Jovem foram adaptados às demandas mais atualizadas, e as ementas personalizadas contam com a implementação de disciplinas como empreendedorismo, marketing digital, além de competências socioemocionais e da preparação para o mercado de trabalho.

SEGOV

Secretaria Municipal de Governo e de Subprefeituras

Rua Sá e Albuquerque, 235 - Jaraguá
CEP: 57022-180 - Maceió/AL // Telefone: (82) 3312-5880
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h