Prefeitura de Maceió fecha o ano com um Plano de Auditoria Interna

Documento tem a finalidade de controlar, orientar e avaliar as atividades praticadas pelos órgãos municipais

André Aguiar / Secom Maceió 22/12/2021 às 12:01
Prefeitura de Maceió fecha o ano com um Plano de Auditoria Interna
Secretário Municipal de Controle Interno, José Neto. Foto: Secom Maceió

A prefeitura de Maceió produziu um Plano Anual de Auditoria Interna (PAAI), para melhor gerir os recursos públicos e investir de forma consciente em políticas públicas. O trabalho foi desenvolvido pela Secretaria Municipal de Controle Interno e contempla os seguintes eixos: contábil-financeiro, recursos humanos, controle patrimonial, compras, contratos, almoxarifado, orçamentária e administração em geral.

Para o secretário municipal de Controle Interno, José Neto, "o Plano é o documento de planejamento da prefeitura municipal de Maceió que contém a programação dos trabalhos da unidade de auditoria interna para o exercício de 2022”.

Fluxo de atividades contidas no PAAI para 2022
Fluxo de atividades contidas no PAAI para 2022

Com este Plano, será possível padronizar as atividades de auditorias tanto preventivas quanto corretivas, através de fatores de riscos avaliados previamente. Assim, será possível fiscalizar e controlar o uso dos recursos internos.

Além disso, a iniciativa tende a preservar o interesse público mediante a transparência e responsabilidade no trato com a coisa pública, expressa na prestação de contas, como elemento intrínseco à boa governança.

Os procedimentos e as técnicas de controle serão executados a partir de um conjunto de ações realizadas pela equipe de auditoria para verificar as informações referentes as contas públicas, para que em seguida seja formulado um parecer da secretaria de Controle Interno.

“Os controles preventivos serão realizados ao tempo do ato, procedimento ou processo, tendo por fim atenuar possíveis impropriedades na execução dos mesmos. Os demais controles analisam os procedimentos posteriormente à sua realização, e visam à conferência dos princípios básicos da Administração Pública e aplicação das demais normas pertinentes”, destaca o documento.

Com isso, o PAAI irá orientar e especificar os procedimentos e metodologias de trabalho a serem observados no exercício 2022. Uma das finalidades é avaliar o cumprimento da legalidade referentes aos procedimentos administrativos e as normatizações já implementadas pela gestão, assim como recomendar e sugerir ações corretivas para problemas detectados, orientando sobre as normas vigentes.

Vale destacar que todo o trabalho se baseia nos princípios administrativos. Além disso, as atividades das auditorias vão além da mera conferência e identificação de irregularidades, mas busca constatar os riscos previstos, minimizá-los e, se possível, dirimi-lo. Por isso, a importância de práticas de gestão voltadas à análise de riscos.

“Assim, a auditoria ocorre como um elemento de controle, que tem como finalidade controlar, orientar e avaliar as atividades praticadas nos órgãos e entidades da Prefeitura Municipal de Maceió”, informa o documento.

CGM

Controladoria Geral do Município

Rua Sá e Albuquerque, 235 - Jaraguá
CEP: 57022-180 - Maceió-AL // Telefone: (82) 3312-5370
ouvidoria@cgm.maceio.al.gov.br

Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h