Prefeitura de Maceió vai instalar luminárias de LED em toda a Avenida Fernandes Lima

Obra será custeada com recursos da Contribuição Para Custeio da Iluminação Pública (Cosip)

Eberth Lins/Ascom Sima 01/11/2022 às 18:30
Prefeitura de Maceió vai instalar luminárias de LED em toda a Avenida Fernandes Lima
Toda a extensão da Avenida Fernandes Lima terá iluminação com a tecnologia de LED. Foto: Ascom Sima

A Prefeitura de Maceió vai iluminar com tecnologia de LED um dos principais corredores de transportes da capital alagoana, a Avenida Fernandes Lima. A obra que está em andamento é o maior projeto de iluminação pública do Município, ao levar para os maceioenses mais segurança, conforto e economia. A previsão é que o serviço seja finalizado esta semana.

Por meio da Superintendência Municipal de Iluminação Pública (Sima), a via vai receber 374 luminárias de quatro potências diferentes, sendo 339 de 220W, nove de 120W, duas de 70W e 24 de 40W. As potências das luminárias foram definidas a partir de um estudo luminotécnico desenvolvido por técnicos da Sima, que considera pontos como o distanciamento entre os postes e a finalidade.

"Esta é a maior obra de iluminação já anunciada pelo prefeito JHC e vai beneficiar milhares de pessoas diariamente. A Avenida Fernandes Lima é um local de passagem diário de milhares de maceioenses e também moradores da região metropolitana, que vão contar agora com uma via mais iluminada ao retornar de seus postos de trabalho, por exemplo. Certamente fará uma diferença para melhor na vida do cidadão que utiliza a via para a prática de exercícios, ou que precisa aguardar nas paradas de ônibus, tornando o ambiente mais confortável e seguro", detalhou a superintendente de Iluminação de Maceió, Camila Porciúncula.

Obra de iluminaão de LED na Fernandes Lima leva aos maceioenses mais conforto e segurança. Foto: Ascom Sima
Obra de iluminaão de LED na Fernandes Lima leva aos maceioenses mais conforto e segurança. Foto: Ascom Sima

Para evitar maiores transtornos, as equipes da Sima vão executar a obra no período da noite e madrugada, sempre evitando horários de pico no trânsito, permanecendo na via entre às 20h e 5h.

"Faremos uma verdadeira força-tarefa para requalificar a iluminação da Fernandes Lima, com uma média de 10 equipes da Sima trabalhando aos finais de semana", acrescentou a superintendente.

A obra para requalificação da iluminação da Fernandes Lima está orçada em R$ 1,8 milhão e será custeada com recursos da Contribuição Para Custeio da Iluminação Pública (Cosip), imposto que é pago mensalmente pelos contribuintes, conforme localização e cálculo de consumo de energia elétrica.

As luminárias retiradas da Avenida Fernandes Lima devem ser colocadas à disposição para leilão, visto que a Prefeitura de Maceió está em processo de modernização da iluminação em toda a cidade e não tem interesse em reaproveitar as estruturas em outra localidade.

ILUMINA

Autarquia Municipal de Iluminação Pública

Rua Coronel Pedro Lima, S/N, Jaraguá
CEP: 57022-220
Telefone: 3312-5319
Disque Luz
0800 031 9055
Aplicativo Ilumina Maceió
A Superintendência também pode ser acionada pelo número 156, no canal de atendimento unificado da Prefeitura de Maceió.
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.