Iluminação pública melhora qualidade de vida de moradores do Graciliano Ramos

Mais de 100 mil moradores do bairro têm mais segurança e dignidade com serviços da Prefeitura

Eberth Lins/Ascom Sima 11/02/2022 às 14:00
Iluminação pública melhora qualidade de vida de moradores do Graciliano Ramos
Equipes atuaram com reposição de luminárias na praça central do conjunto. Foto: Itawi Albuquerque/Secom Maceió

O complexo habitacional Graciliano Ramos, um dos mais populosos da parte alta de Maceió, foi contemplado com mais um mutirão da Superintendência Municipal de Iluminação Pública (Sima). Os serviços na comunidade foram iniciados às 19h dessa quinta (10) pela praça central e as equipes seguiram até às 5h desta sexta-feira (11), instalando e repondo luminárias em ruas, quadras e praças do Conjunto.

A Praça Escritor Graciliano Ramos, coração do bairro, está toda iluminada. Por lá, dezenas de famílias comercializam alimentos e produtos, crianças têm um espaço de lazer gratuito para se desenvolver com segurança e saúde e incontáveis relações são construídas. A melhoria reafirma, então, a certeza de um espaço digno para a prosperidade da região, onde moram cerca de 100 mil maceioenses. Além disso, ao todo, nove ruas foram beneficiadas pela visita das equipes.

Presidente da Associação dos Moradores do Graciliano Ramos (AMGR), a professora Valéria Cavalcante falou sobre os benefícios dos serviços para a comunidade.

"Ganham os moradores e ganham os comerciantes, que contam com a praça bem iluminada para trabalhar e receber seus clientes. O prefeito JHC e o João Folha têm sido muito atenciosos com as nossas solicitações, deixando nossa cidade muito bem cuidada. Nos sentimos respeitados e valorizados pelas equipes, pois fazemos as solicitações e existe um retorno, os técnicos realmente entendem a importância de cuidar dos espaços públicos”, frisou.

O superintendente da Sima, João Folha, acompanhou o andameto do trabalho e, em mais uma oportunidade, ouviu demandas apontadas diretamente pelos moradores.

"A gente sempre faz um mapeamento prévio para chegarmos aos locais dos mutirões e otimizar os serviços, mas, nesse contato direto e próximo com a comunidade, conseguimos descobrir novos pontos e avançar ainda mais, com ações que impactam justamente no dia a dia de quem mais precisa. Afinal, quem melhor que os moradores para falar sobre as necessidades dos seus respectivos bairros? É assim que fazemos uma gestão humana, que coloca as pessoas à frente de toda decisão”, pontuou o superintendente.

Joilson Machado, morador do Graciliano Ramos, comemorou reforço na iluminação. Foto: Itawi Albuquerque/Secom Maceió
Joilson Machado, morador do Graciliano Ramos, comemorou reforço na iluminação. Foto: Itawi Albuquerque/Secom Maceió

Morador do Graciliano Ramos há mais de uma década, o assessor jurídico Joilson Machado ressaltou que o reforço da iluminação agrega aos moradores e à comunidade. "Nosso bairro é um lugar bonito, diverso e cheio de gente boa, trabalhadora. Melhorar a iluminação é melhorar a nossa qualidade de vida e o nosso conforto", frisou.

Vias são transformadas com iluminação efetiva. Foto: Itawi Albuquerque/Secom Maceió
Vias são transformadas com iluminação efetiva. Foto: Itawi Albuquerque/Secom Maceió

Veja como solicitar os serviços da Sima

É competência da Sima a resolução de problemas em postes de ruas, praças e quadras, bem como de luminárias apagadas à noite e acesas durante o dia.

Em casos de reclamações, o cidadão deve acionar as equipes do órgão por meio do Disque Luz, plataforma que conta com profissionais capacitados para acolher as demandas no 0800 779 2000, com ligação gratuita, ou pelo WhatsApp (11) 99694-2431.

Equipe da Sima durante reposição de luminária em uma área pública do Graciliano Ramos. Foto: Itawi Albuquerque/Secom Maceió
Equipe da Sima durante reposição de luminária em uma área pública do Graciliano Ramos. Foto: Itawi Albuquerque/Secom Maceió

A Superintendência ressalta, ainda, a importância do máximo detalhamento nas solicitações encaminhadas por estes canais, com endereço completo, pontos de referência e até mesmo identificação do poste a ser reparado pelas equipes.

ILUMINA

Autarquia Municipal de Iluminação Pública

Rua Coronel Pedro Lima, S/N, Jaraguá
CEP: 57022-220
Telefone: 3312-5319
Disque Luz
0800 031 9055
Aplicativo Ilumina Maceió
A Superintendência também pode ser acionada pelo número 156, no canal de atendimento unificado da Prefeitura de Maceió.
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.