Prefeitura inicia obra de revitalização da estátua da Sereia, ícone de uma das mais belas praias de Alagoas

Trabalho de reestruturação do patrimônio público está sendo realizado pela Secretaria Executiva do Gabinete do Prefeito

Gleycyanny Romão (estagiária) / Secom Maceió 22/12/2022 às 12:31
Prefeitura inicia obra de revitalização da estátua da Sereia, ícone de uma das mais belas praias de Alagoas
Trabalhos de revitalização iniciaram nesta quinta (22), em Riacho Doce. Foto: Itawi Albuquerque / Secom Maceió

A Prefeitura de Maceió iniciou, nesta quinta-feira (22), as obras de revitalização de mais um símbolo histórico na capital. Prestes a completar 59 anos, a estátua da Sereia, localizada na praia de Riacho Doce, está recebendo reparos na cauda, que foi destruída pela ação do mar em 2014. Os trabalhos estão sendo realizados pela Secretaria Executiva do Gabinete do Prefeito em um ícone situado em uma das mais belas praias de Alagoas.

O gerente da Zeladoria Municipal, Fábio Palmeira, reforça que a gestão do prefeito JHC continua sendo referência nos cuidados com a recuperação e manutenção dos patrimônios públicos, bem como dos espaços de lazer da capital.

“Para a realização do reparo na estátua da Sereia, é preciso muito cuidado. Queremos que a Sereia volte a brilhar no verão e que os moradores da região, frequentadores da praia e turistas possam admirar, ainda mais, as nossas belezas naturais”, destaca Fábio Palmeira.

O responsável pela estruturação de parte da estátua é o artesão Robson Santos Figueiredo, que é natural de Marechal Deodoro, município localizado na região metropolitana de Maceió. O artesão tem feito um trabalho minucioso, refazendo a cauda da Sereia à mão, com um material de concreto, que pesa aproximadamente 50 kg.

História - A estátua de quase quatro metros de altura foi inaugurada em 22 de março de 1964, tornando o local conhecido como Praia da Sereia. O encarregado da obra foi o pernambucano Abelardo Rodrigues, um colecionador de artes que encomendou a escultura a José Corbiniano Lins, um artista popular de enorme sucesso e ganhador de vários prêmios, além de ser considerado como um dos pioneiros da arte moderna em Pernambuco.

SEPG

Secretaria Executiva do Gabinete Prefeito

Rua Sá e Albuquerque, 235, Jaraguá, Maceió/AL CEP 57022-180
Telefone: (82) 3312-5860
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h