Prefeitura de Maceió inicia força-tarefa para melhorias nas orlas marítima e lagunar

Secretarias farão reformas e manutenção nas regiões da Lagoa Mundaú e no trecho de Pajuçara a Jacarecica

Deborah Freire / Secom Maceió 08/05/2023 às 11:10
Prefeitura de Maceió inicia força-tarefa para melhorias nas orlas marítima e lagunar
Orla lagunar tem atualmente 47 trabalhadores de limpeza diariamente. Foto: Jonathan Lins / Secom Maceió

A Prefeitura de Maceió iniciou nesta segunda-feira (08) uma força-tarefa entre secretarias para realizar a manutenção e promover melhorias nas orlas marítima e lagunar. As ações vão garantir mais qualidade dos espaços públicos para a população e visitantes e prevenir problemas no período chuvoso, além de deixar as estruturas prontas para o próximo verão.

A orla da Lagoa Mundaú recebeu um reforço de trabalhadores da área de limpeza, que agora são 47 diariamente, divididos em turnos, para fazer varrição, pintura de meio-fio e muretas, capinação, catação de vegetação e coleta de entulhos.

O reforço por parte da Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb), foi necessário para garantir a limpeza constante da região lagunar, que é uma área crônica de descarte irregular de lixo.

Na orla marítima, no trecho de Pajuçara a Jacarecica, são 24 trabalhadores diariamente, que farão limpeza, varrição, capinação e desobstrução de galerias para prevenir alagamentos.

“A Alurb começa hoje esse serviço, antecedendo a quadra chuvosa, para poder fazer um mutirão de limpeza, em parceria com outras secretarias. Isso tudo é um trabalho prevendo as chuvas e para dar mais qualidade de vida à população”, destacou o diretor da autarquia, Moacir Teófilo.

A Secretaria Municipal de Infraestrutura vai reformar toda a calçada e ciclovia, desde o ponto de fretes, na Levada, até a rotatória da Avenida Assis Chateaubriand, no Pontal, além de consertar bancos e restaurar guias, sarjetas e canaletas. O asfalto também será corrigido em todo o trecho, como apontou o secretário Lívio Fontenelle.

Na praia, a ação da Seminfra será corrigir o piso de intertravados do calçadão, repor meio-fio, tampas de galerias e repintar a ciclovia.

Também participa do mutirão a Secretaria Municipal de Segurança Cidadã (Semsc), que irá intensificar a ronda nas orlas e atuar para prevenir o uso indevido do espaço público. Especificamente na região lagunar, serão demolidas barracas irregulares e coibidas tentativas de novas ocupações, como explicou o secretário Carlos Guido.

A diretora da Autarquia Municipal de Iluminação Pública (Ilumina), Camila Porciúncula, lembrou que a praia e a lagoa receberam nova iluminação em LED recentemente, o que deixou os espaços mais claros e seguros, mas a pasta mantém uma equipe de manutenção para atender as demandas identificadas por rondas ou que chegam ao Município por meio da população.

Existem dois canais de comunicação com a Ilumina, que são o aplicativo Ilumina Maceió, e o Disque Luz, no telefone 0800 031 9055.

A Secretaria Municipal de Esporte (Semesp) também está envolvida na força-tarefa para recuperação e manutenção das quadras da praia e lagoa.

SEPG

Secretaria Executiva do Gabinete Prefeito

Rua Sá e Albuquerque, 235, Jaraguá, Maceió/AL CEP 57022-180
Telefone: (82) 3312-5860
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h