Prefeitura apresenta a moradores planejamento para iniciar obras no Loteamento Betel

Primeiro passo é fazer um levantamento topográfico para, em seguida, iniciar a drenagem da região

Deborah Freire / Secom Maceió 13/06/2022 às 12:00
Prefeitura apresenta a moradores planejamento para iniciar obras no Loteamento Betel
Representantes do Município se reuniram nesta segunda com lideranças comunitárias do Loteamento Betel. Foto: Célio Júnior / Secom Maceió

A Prefeitura de Maceió apresentou nesta segunda-feira (13) a lideranças comunitárias o planejamento de ações para iniciar a drenagem e posterior pavimentação, além da ativação do terminal de ônibus do Loteamento Betel, no bairro Santos Dumont.

Em mais uma visita ao local, os representantes do Município explicaram as etapas iniciais das obras, que devem começar nos próximos dias. De acordo com o secretário adjunto de Infraestrutura, Ivens Peixoto, o primeiro passo será um estudo topográfico para identificar a extensão do espaço que vai receber o serviço e os problemas atuais de drenagem.

"O levantamento topográfico irá definir o direcionamento da água da chuva e identificar quais são as galerias que existem na região para que a gente possa interligar. Vamos fazer um projeto definitivo, que dure por muitos anos. Já identificamos uma rua na região que sofre com inundações por conta de obstrução de galeria e outra área em que a água sobe empurrando as tampas dos poços de visita. Então vamos identificar o problema para que ela volte a trabalhar", detalhou.

Secretário adjunto Ivens Peixoto detalhou início dos trabalhos. Foto: Célio Júnior / Secom Maceió
Secretário adjunto Ivens Peixoto detalhou início dos trabalhos. Foto: Célio Júnior / Secom Maceió

Ele destacou ainda a importância de contar com a parceria da Associação de Moradores do Santos Dumont, que tem fornecido informações e dados importantes que irão embasar a Prefeitura antes das primeiras intervenções.

"O morador tem informações importantes do local, conhece onde ele mora. Essas lideranças moram aqui há 30, 40 anos, então sabem como foi feito, por onde passa, quem invadiu, quem deixou de invadir, e essas informações para a Prefeitura são muito importantes, trazem mais dados para dimensionar o trabalho", afirma.

Outro passo a ser dado pelo Município é a reformulação do projeto para a ativação do terminal de ônibus. A Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) estima que em 30 dias poderá apresentar as perspectivas da nova arquitetura aos moradores. O espaço atual, com a coberta, será aproveitado.

O itinerário dos ônibus, que vai precisar ser alterado, vai passar por uma das ruas do loteamento que hoje está parcialmente obstruída por um grupo de nove casas.

A Secretaria de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs) identificou que a área é privada, mas o presidente da Associação de Moradores, Edvan Minervino, já iniciou o diálogo com os proprietários e eles se dispuseram a recuar os imóveis para a passagem do ônibus. A reconstrução dos muros ficará a cargo do Município.

"Já estamos conversando há muito tempo com os moradores e eles concordam com as intervenções que são para o bem de todos, para chegar aqui o que a gente sempre sonhou", comemora.

SEPG

Secretaria Executiva do Gabinete Prefeito

Rua Sá e Albuquerque, 235, Jaraguá, Maceió/AL CEP 57022-180
Telefone: (82) 3312-5860
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h