Com serviços da Prefeitura de Maceió, orlas lagunar e marítima ganham melhorias e atraem frequentadores

Secretarias estão reunidas para promover mudanças nas regiões da Lagoa Mundaú e na praia

Deborah Freire/Secom Maceió 24/05/2023 às 09:30
Com serviços da Prefeitura de Maceió, orlas lagunar e marítima ganham melhorias e atraem frequentadores
Augusto frequenta a academia ao ar livre da orla lagunar todos os dias e reforça importância do equipamento público. Foto: Bárbara Wanderley/Secom Maceió

Todos os dias de manhã, José Augusto da Silva faz uma corrida na orla da Lagoa Mundaú e para na academia ao ar livre, onde pratica todos os exercícios que tem aprendido no curso de Educação Física.

Ele mora na região há dois anos e se sente bem ao frequentar o local, principalmente com as melhorias promovidas pela Prefeitura de Maceió, com a limpeza contínua, reforma e pintura dos equipamentos.

Assim como ele, muita gente frequenta a academia no início da manhã e final da tarde. O espaço de convivência está cada vez mais convidativo e ajuda a gerar movimento de pessoas e reduzir a insegurança.

“Passei aqui semana passada e vi que estavam pintando. Ver o ambiente mais limpo, ver que a Prefeitura está cuidando é muito importante. Muitas pessoas não têm como pagar uma academia e esse equipamento ajuda a manter a saúde em dia”, destaca.

Os colegas Pedro Marota e Hélio Soares trabalham há mais de 20 anos na região da Lagoa Mundaú, onde fica o ponto de caminhões de frete. Eles lembram do período em que a orla lagunar estava abandonada, com porcos e cavalos circulando no canteiro e muito lixo descartado em locais irregulares.

As mudanças, para eles, são muitas. “Não temos do que reclamar. Todo dia o pessoal está aqui limpando. Há uns anos, era tudo fedendo, ninguém aguentava ficar aqui. O pessoal jogava entulho aterrando a lagoa e agora não joga mais. Todo mundo está mais consciente, joga o lixo no lugar certo”, afirma Hélio.

O fiscal da Prefeitura de Maceió, na orla lagunar, Pablo Eduardo, explica que a força-tarefa de secretarias municipais para realizar as melhorias está presente diariamente na região. Todos os dias, as equipes fazem a limpeza, capinação e roçagem no calçadão e no canteiro.

Ele também acompanha serviços de outras pastas que atuam no local, como a sinalização de trânsito, remoção de ocupações irregulares e recuperação de calçadas e meios-fios, e essas ações estão em andamento. 

Quem acompanha o trabalho aprova, como a vendedora Marilene Gomes da Silva, que tem um carrinho de lanches há sete anos no local. “Isso aqui melhorou mil por cento. Está mais iluminado à noite, mais limpo, mais bonito, tudo muito bem organizado”, comemora.

Na orla marítima, o mutirão também é realizado pela Prefeitura de Maceió. De acordo com o assessor especial da Autarquia de Limpeza Urbana, Robert Wagner, foram gramados trechos de jardineiras e uma quadra de esportes. O serviço continua para alcançar toda a orla. “Estamos pintando os bancos, realizando a poda dos coqueiros e a supressão daqueles que ameaçavam cair. No próximo mês teremos mais dez jardineiros para abrir uma nova equipe que ficará só na orla”, ressalta.

A força-tarefa conta com a atuação da Alurb, DMTT, Semsc, Ilumina e Seminfra. 

SEPG

Secretaria Executiva do Gabinete Prefeito

Rua Sá e Albuquerque, 235, Jaraguá, Maceió/AL CEP 57022-180
Telefone: (82) 3312-5860
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h