Base do Bom Parto realiza mais de 15 mil atendimentos em um mês e meio
Atividades culturais e esportivas atraem diariamente centenas de moradores da região
A demanda por serviços da Prefeitura ofertados na Base de Acolhimento e Proteção do Bom Parto tem aumentado desde a implantação da estrutura, que reúne diversas secretarias. Em um mês e meio de atuação, foram realizados mais de 15 mil atendimentos.
Com a procura da população, o Município ampliou as atividades e passou a ofertar cinema para as crianças e também para os adultos, aulas de dança e até torneios esportivos.
“Além de todas as secretarias que já atuavam na Base de Acolhimento, que são a Secretaria de Desenvolvimento Social, Secretaria de Saúde, do Bem Estar Animal, Fundação Cultural e outras, estamos hoje também com o atendimento da Defensoria Pública, para a emissão de certidão de nascimento, de casamento, de óbito, e outros serviços. De 14h às 20h, a gente funciona também com atividades culturais e esportivas”, explicou Milton Junior, coordenador da ação.
Das 8h às 14h, a população pode obter serviços como a atualização do Cadastro Único, inscrição em programas sociais, atendimentos de saúde, encaminhamento para o Sine, e consultas veterinárias para os pets.
E a partir do horário da tarde, o local se torna um polo cultural e esportivo do bairro Bom Parto. Por meio da Secretaria de Esporte, são promovidos treinos de vôlei e futebol acompanhados por educadores físicos. E à noite, às segundas, quartas e sextas, o CineBAP promove sessões de cinema com filmes infantis, de comédia e desenhos animados, com direito a lanche e à presença de personagens e apresentações culturais promovidas pela Fundação Municipal de Ação Cultural.
E às terças e quintas à noite, são realizadas aulas de dança voltadas para idosos. A média de comparecimento chega a 150 pessoas.
Esta semana, um dos serviços mais procurados foi uma novidade, que são os atendimentos da Defensoria Pública. Em parceria com o Município, o órgão montou uma estrutura no local para receber as demandas da população.
De acordo com o defensor público Isaac Souto, por meio da ação, as pessoas têm mais facilidade em obter segunda via de documentos de forma gratuita e, com isso, conseguem se inscrever em programas sociais.
“A partir da certidão de nascimento ou de casamento, a pessoa gera todos os documentos para dar entrada em benefícios, Cadastro Único, programas do governo federal, estadual e municipal. Além disso, a Defensoria traz seus serviços gerais de orientação jurídica, educação de direitos, consultas processuais. Muita gente não tem acesso a isso e a gente está aqui para auxiliar”, destacou.
Marcela Cíntia foi uma das pessoas beneficiadas. Ela mora bem próximo da Base e aproveitou para dar andamento ao processo de divórcio. “Foi uma grande facilidade ter o serviço perto da minha casa. Eu estava precisando disso, porque a pessoa que tem filhos não consegue sair, é difícil de resolver as coisas, mas agora ficou mais fácil”, disse.
Também presente na Base, a castração de animais é realizada diariamente, de segunda a quinta. A veterinária Larissa Rocha explica que o serviço é feito pela manhã, com data marcada após uma consulta prévia, e à tarde, das 14h às 18h é realizado o atendimento veterinário.
“Estamos desde dezembro na Base com esse serviço gratuito, que não existia no município e é muito procurado, até por pessoas de outras cidades. Pessoas de qualquer bairro podem vir até aqui, a gente avalia o animal e o tempo de espera para a cirurgia é de cerca de 15 dias. Além de pensar na questão do bem-estar animal, que é o nosso foco, a gente está pensando muito além. Está falando de saúde pública, e a saúde pública envolve a saúde animal e a saúde humana. Através da castração prevenimos zoonoses que podem ser transmitidas para nós seres humanos”, explica.
Letícia Araújo mora no Jacintinho e aproveitou para castrar o gatinho Marley, depois que viu nas redes sociais que o serviço estava disponível gratuitamente. “Eu estava querendo fazer há bastante tempo e nunca tinha condição. Aí semana retrasada eu consegui fazer a triagem e ontem me ligaram e me mandaram vir. Se não fosse gratuito, eu não teria como fazer, porque ainda tem a questão da medicação. Ficou bem melhor pra mim”, afirmou.
Secretaria Executiva do Gabinete Prefeito
Rua Sá e Albuquerque, 235, Jaraguá, Maceió/AL CEP 57022-180
Telefone: (82) 3312-5860
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h