Base de Acolhimento no Bom Parto ultrapassa 30 mil atendimentos

Deborah Freire / Secom Maceió 04/03/2024 às 11:38
Base de Acolhimento no Bom Parto ultrapassa 30 mil atendimentos
Foto: Secom Maceió

A Base de Acolhimento e Proteção do Bom Parto celebra três meses de operação com mais de 30 mil atendimentos realizados. O espaço oferece aos moradores do bairro e região uma ampla gama de serviços prestados pela Prefeitura. Composta por doze secretarias, a mega estrutura proporciona facilidade de acesso a consultas médicas, exames, atividades esportivas e culturais, entre outros.

Josileide Ferreira, residente na região e pessoa com deficiência, destaca a importância do serviço próximo de casa: "Está sendo de grande ajuda, porque a gente tinha que pagar transporte e não estava dando. O benefício que eu tenho é não precisar me deslocar muito, principalmente porque sou deficiente."

Os serviços de saúde, coordenados pela Secretaria Municipal de Saúde, incluem consultas médicas, exames laboratoriais e encaminhamentos para farmácia, o que proporciona praticidade aos pacientes. “A gente tem uma procura imensa todos os dias, especialmente porque tínhamos algumas demandas até então reprimidas, e agora a gente consegue atender à alta procura da população”, explica Neda Poliane, gerente da Unidade Básica Geraldo Melo, que atende na Base.

Além disso, a castração de cães e gatos, uma iniciativa da Secretaria Extraordinária do Bem Estar Animal, é uma das ações mais procuradas na base. Pessoas de todos os bairros de Maceió e até do interior vão até o local para buscar atendimento.

Letícia Araújo, moradora do Jacintinho, elogiou a acessibilidade do serviço: "Eu estava querendo fazer a castração do meu gato há bastante tempo e nunca tinha condição. Se não fosse gratuito, eu não teria como fazer."

Letícia Araújo, moradora do Jacintinho. Foto: Secom Maceió
Letícia Araújo, moradora do Jacintinho. Foto: Secom Maceió

A Base de Acolhimento também oferece atividades das secretarias da Mulher, do Desenvolvimento Social, do Trabalho, da Educação, além de ações de esporte, cultura e lazer.

Durante a noite, o local promove sessões de cinema e atividades esportivas para a população. Às segundas, quartas e sextas, as famílias podem curtir o cinema ao ar livre, e nas terças e quintas, tem aula de zumba.

Adriana da Silva Santos já colocou a programação na rotina dela. A moradora leva os cinco filhos para o cinema e todos adoram. “É uma coisa diferente que não tinha aqui no bairro. Faz com que as crianças não fiquem soltas na rua, elas aprendem, fazem desenho e brincadeiras. É muito bom”, afirmou.

A Base foi criada para aproximar a Prefeitura de Maceió da população do Bom Parto, que ficou isolada por conta do afundamento de solo dos bairros vizinhos, provocado pela mineração da Braskem. A coordenadora, Tatiana Boia, explica que os serviços prestados lá proporcionam inclusão social às famílias da região.

“São meios de garantir acolhimento e proteção dos moradores dessas regiões afetadas pela Braskem. É uma forma mais acessível dos nossos serviços que já são garantidos pelo município de Maceió, só que de forma mais próxima daqueles que mais precisam”, destacou a coordenadora Tatiana Boia.

SEPG

Secretaria Executiva do Gabinete Prefeito

Rua Sá e Albuquerque, 235, Jaraguá, Maceió/AL CEP 57022-180
Telefone: (82) 3312-5860
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h