Base de Acolhimento leva Prefeitura ao Bom Parto e ultrapassa 20 mil atendimentos

No próximo dia 7, completam dois meses que os moradores passaram a contar com os serviços perto de casa

Deborah Freire (Secom Maceió) 05/02/2024 às 12:34
Base de Acolhimento leva Prefeitura ao Bom Parto e ultrapassa 20 mil atendimentos
Consultas médicas, exames, atividades esportivas e de lazer têm atraído centenas de pessoas à Base / Foto: Jonathan Lins

No próximo dia 7 de fevereiro, completam dois meses que os moradores do Bom Parto passaram a contar com uma mega estrutura formada por doze secretarias, onde podem ter acesso aos principais serviços da Prefeitura de Maceió. Consultas médicas, veterinárias, exames, inscrição em benefícios sociais, atividades esportivas e de lazer têm atraído centenas de pessoas por dia à Base de Acolhimento e Proteção, que já ultrapassou o patamar de 20 mil atendimentos.

Uma das beneficiadas foi Josileide Ferreira, moradora da região e pessoa com deficiência, que comemora a comodidade de ter atendimento médico quase na porta de casa. “Está sendo de grande ajuda, porque a gente tinha que pagar transporte e não estava dando. O benefício que eu tenho é não precisar me deslocar muito, principalmente porque sou deficiente. E agora com a ampliação do atendimento médico para os dois horários foi muito bom pra gente”, comemora.

Por meio da Secretaria Municipal de Saúde, que integra a Base do Bom Parto, a Prefeitura oferta consultas com clínico médico, pediatra e ginecologista, exames laboratoriais que são feitos já no local, e agendamento de consultas especializadas.

O paciente também já sai do consultório com encaminhamento para a farmácia e leva o medicamento na hora. Também estão incluídos entre os serviços a vacinação, atendimento de enfermagem, pré-natal, testes rápidos, acompanhamento do Bolsa Família, puericultura e curativos. A facilidade tem recebido a aprovação dos usuários.

“A gente tem uma procura imensa todos os dias, especialmente porque tínhamos algumas demandas até então reprimidas, e agora a gente consegue atender à alta procura da população. Nós da Saúde iniciamos todos os dias às sete da manhã, uma hora antes das demais secretarias, e vamos até às oito da noite”, explica Neda Poliane, gerente da Unidade Básica Geraldo Melo.

Outra ação que está entre as campeãs de procura na Base é a castração de cães e gatos, por meio da Secretaria Extraordinária do Bem Estar Animal (Sebema). Todos os dias pela manhã, de segunda a quinta, os animais são levados pelos tutores para realizar o procedimento que é feito com dia marcado, após uma consulta inicial de triagem e avaliação.

Diariamente, são castrados de dez a quinze cães ou gatos, que são levados por moradores não só do Bom Parto, mas de várias regiões de Maceió. A veterinária Larissa Rocha explica que o serviço é muito procurado porque não existia no Município.

Atualmente, as famílias que mais precisam têm acesso gratuitamente. “Pessoas de qualquer bairro podem vir até aqui; a gente avalia o animal e marca a cirurgia. Além de promover o bem-estar animal, a gente previne zoonoses que podem ser transmitidas para nós seres humanos”, afirma.

Letícia Araújo, moradora do Jacintinho, levou o gatinho Marley para realizar o procedimento e aprovou a iniciativa da Prefeitura de Maceió. “Eu estava querendo fazer há bastante tempo e nunca tinha condição. Aí semana retrasada eu consegui fazer a triagem, e ontem me ligaram e me mandaram vir. Se não fosse gratuito, eu não teria como fazer”, afirmou.

A Base de Acolhimento oferta também outros serviços. Das 8h às 14h, a população pode contar com ações das secretarias da Mulher, do Desenvolvimento Social, do Trabalho, da Educação e dos Transportes e Trânsito, além da Defesa Civil e Guarda Municipal. E das 14h às 20h, é a vez das atividades das pastas de Esporte e Cultura, com aulas de futebol, vôlei e dança, e pela noite, cinema com direito a lanche.

“São meios de garantir acolhimento e proteção dos moradores dessas regiões afetadas pela Braskem. É uma forma mais acessível dos nossos serviços que já são garantidos pelo município de Maceió, só que de forma mais próxima daqueles que mais precisam”, destacou a coordenadora Tatiana Boia.

Para ser atendido na Base, não é preciso agendamento. As atividades podem ser aproveitadas por toda a população, que ainda conta com o desjejum social no início da manhã.

SEPG

Secretaria Executiva do Gabinete Prefeito

Rua Sá e Albuquerque, 235, Jaraguá, Maceió/AL CEP 57022-180
Telefone: (82) 3312-5860
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h