Prédios históricos dos bairros com afundamento começam a ser revitalizados

Edificações foram mapeadas pela Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo

Allana Dias (estagiária)/Ascom Semurb 30/05/2023 às 13:48
Prédios históricos dos bairros com afundamento começam a ser revitalizados
Medida tem finalidade de preservar o patrimônio histórico. Foto: Cortesia

Foram iniciadas nesta semana, as obras de reparação dos imóveis históricos dos bairros afetados pelo afundamento do solo na capital. A recomendação feita pela Prefeitura de Maceió orienta que a empresa responsável pela atividade de mineração realize os reparos nas edificações, para preservar o patrimônio histórico da região. A iniciativa é acompanhada pela Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb).

Atualmente, cinco imóveis localizados no bairro Bebedouro, que foram classificados como de valor histórico, estão passando por reparos. A Semurb, além de da responsabilidade de acompanhar as intervenções nos prédios identificados, garante que sejam seguidas as normas de cumprimento da recuperação dos prédios históricos, conforme o mapeamento das patologias para a consolidação das estruturas.

Para o mapeamento dos imóveis, a Semurb realizou um levantamento que identificou aproximadamente 50 edificações, não só dos prédios situados na Zona Especial de Preservação Cultural no Bebedouro (Zep 3), mas também as Unidades Especiais de Preservação (UEP). A ação deve recuperar as estruturas físicas de coberta e esquadrias, segundo a análise das patologias.

SEMURB

Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo

Av. Fernandes Lima, 2335 - Farol, Maceió - AL, 57057-450
CEP - 57050-015 // Telefone: (82) 3312-5200 / Disque Denúncia: (82) 3312-5204
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h