Praça da Bíblia conta com ambientes gastronômico e de lazer para maceioenses e visitantes

Entre as melhorias realizadas no espaço público estão iluminação em LED, playground, espaço pet e área para encontros religiosos

João Roberto Andrade/Ascom Semurb 12/05/2023 às 15:24
Praça da Bíblia conta com ambientes gastronômico e de lazer para maceioenses e visitantes
Criança se diverte no escorregador da Praça da Bíblia. Foto: Jonathan Lins/Secom

Enquanto as crianças brincavam no playground, os foodtrucks estavam a todo vapor, preparando lanches deliciosos. Foi assim, em clima de muita alegria, que começou a inauguração da Praça da Bíblia, no bairro Jatiúca. Um espaço de convívio entregue aos maceioenses pelo prefeito JHC, na quinta-feira (11), e que agora se tornou um local de diversão e lazer para os moradores da região.

Morador da localidade há mais de 50 anos, o senhor Júlio Plech tem a reforma da praça como um presente do prefeito JHC para os moradores. Como pai de família, ele acredita que um ambiente igual à praça da Bíblia é algo necessário para se conviver em sociedade com harmonia. “A reforma d praça ficou muito bem feita, devemos cuidar dela para que se mantenha assim. Muito lindo o trabalho do prefeito em prol da sociedade”, afirmou.

A reforma, cujo projeto foi elaborado pelo setor de planejamento urbanístico da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), garantiu diversas melhorias para atender a população. Agora a praça possui iluminação em LED, playground, espaço pet e um ambiente para encontros religiosos, com mobiliário em alvenaria. Houve também um cuidado com a acessibilidade das calçadas, que conta com novas rampas de acesso para os cadeirantes e piso tátil para auxiliar as pessoas com deficiência visual.

Há muitos anos, a família de Maria Eduarda Santos possui comércio na praça da Bíblia. Em sua opinião, a reforma ajudou no aumento dos clientes, devido à melhoria da iluminação, que torna o ambiente mais seguro, e do playground, que garante o lazer das crianças. As visitas da Guarda Municipal também contribuíram para que houvesse mais segurança no local.

“A Prefeitura de Maceió sempre está em cima. Se apaga uma luz, eles vêm ajeitar. Se quebra um brinquedo, eles consertam. Isso tudo fez aumentar bastante o fluxo de clientes. Antes da reforma, ninguém queria vir para cá e a região parecia abandonada. Agora que tem mais pessoas, a praça está mais viva”, frisou.

Para o secretário de Meio Ambiente e Urbanismo, Marcos Cavalcanti, a praça é um local de encontro, onde crianças e adultos podem conviver e desempenhar suas atividades, seja brincando no playground, se divertindo com seu animal de estimação no espaço pet ou até mesmo congregando em encontros religiosos e/ou ecumênicos.

“A praça, agora que se encontra bem iluminada, arborizada e toda reformada, valoriza os imóveis da região e proporciona maior segurança para os moradores. Também revitaliza o comércio dos empreendedores que utilizam o espaço, agora que há maior número de pessoas transitando”, ressaltou.

Embora não conhecesse o local anteriormente, o Padre Gilberto Silva, da Paróquia Divino Espírito Santo, ficou encantado com a reforma promovida pela Prefeitura de Maceió. Em sua visão, o que mais chama a atenção na praça da Bíblia é que ela convida seus visitantes a observarem os trechos bíblicos, que estão dispostos em placas.

“É muito interessante que uma gestão de uma prefeitura consiga entender que, apesar do país ser laico, existe uma grande parte da população que crê em Deus, seja qual for a religião, e que reconheça a existência dessas pessoas, viabilizando um espaço de oração e de recolhimento. Só tenho a agradecer e a convidar as pessoas para conhecerem o espaço”, pontuou.

SEMURB

Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo

Av. Fernandes Lima, 2335 - Farol, Maceió - AL, 57057-450
CEP - 57050-015 // Telefone: (82) 3312-5200 / Disque Denúncia: (82) 3312-5204
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h