Intervenção da Prefeitura resgata história e memória urbana da Praça Sinimbu

Obra segue em fase avançada e propõe desenvolvimento urbano da região central de Maceió

Ascom Sedet 19/03/2022 às 08:30

A tradicional Praça Sinimbu, no Centro, um significativo espaço de valor histórico da cidade, ganha nova roupagem com a intervenção da Prefeitura de Maceió. Desde outubro do ano passado, o trecho dois da praça passa por reformas que contemplam ajustes na pavimentação e recuperação de elementos que marcaram época, a exemplo do painel de azulejos com uma piscina, cuja fonte era uma estátua de criança fazendo xixi, popularmente chamada de "Mijãozinho".

Escultura do Mijãozinho da Praça Sinimbu. Foto: Itawi Albuquerque/Secom Maceió
Escultura do Mijãozinho da Praça Sinimbu. Foto: Itawi Albuquerque/Secom Maceió

A boa notícia é que a praça ganhou uma nova escultura do Mijãozinho, idealizada pelo restaurador Victor Andres Cornejo e arquiteto Nelson Braga, com releitura do artista plástico Reinaldo Lessa.

Para quem acompanhou de perto o período de modernização das praças da região central de Maceió, no início dos anos 60, a escultura representa um dos símbolos da cidade.

“O Mijãozinho maceioense representa a nossa sensibilidade cultural e artística. Não é por acaso que ele se encontra em frente à casa do poeta Jorge de Lima”, conta o professor Norton Sarmento Filho.

Por muito tempo, as praças do Centro já foram pontos de encontro da juventude e renderam a Maceió o título de “Cidade Sorriso”. O secretário adjunto de Planejamento Urbano da capital, Tácio Rodrigues, explica que a proposta da intervenção é justamente desenvolver a localidade e resgatar a história e memória da Praça Sinimbu, uma das primeiras praças modernistas utilizadas como espaço de socialização.

Painel de Azulejos da Praça Sinimbu. Foto: Itawi Albuquerque/Secom Maceió
Painel de Azulejos da Praça Sinimbu. Foto: Itawi Albuquerque/Secom Maceió

A Praça Sinimbu está inserida no polígono da Zona Especial de Preservação Cultural (ZEP-2), do Centro. Em relação aos aspectos de preservação, também foram recuperados os traçados modernistas, através de seus canteiros, caminhos e bancos sinuosos fabricados em marmorite, além do escorrega, jardineira em concreto, escultura do Visconde Sinimbu e a antiga pista de aeromodelismo.

“Estou muito alegre com essa iniciativa da Prefeitura porque a praça remete à minha infância. Lembro que papai vinha de Matriz do Camaragibe trazer a gente pra ver o menino mijão”, lembra a pedagoga Leidjane Castro.

A previsão é que a obra seja concluída ainda neste mês de março. O projeto foi desenvolvido por arquitetos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet) e teve aporte de R$ 176 mil, oriundo de outorga.

Com a reforma, parte do acesso da Rua Sargento Benevides, que interliga a Rua do Imperador com a Rua Marechal Roberto Ferreira, deixa de existir com a reforma da praça, que foi unida pela pavimentação.

SEMURB

Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo

Av. Fernandes Lima, 2335 - Farol, Maceió - AL, 57057-450
CEP - 57050-015 // Telefone: (82) 3312-5200 / Disque Denúncia: (82) 3312-5204
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h