Expansão do Corredor Vera Arruda é opção de lazer em Jatiúca

Redação 24/12/2020 às 12:00
Expansão do Corredor Vera Arruda é opção de lazer em Jatiúca

As obras do trecho 3 foram inicidas, enquanto trecho 4 está em fase de conclusão

Espaço de lazer da expansão do corredor Cultural Vera Arruda

José Fernando, 4 anos, se divertia no balanço instalado na expansão do corredor Vera Arruda enquanto seu pai se esforçava para atender o filho que pedia sempre mais e mais alto. Autista e hiperativo, o Fernando precisa de estímulos e está sempre em busca de novidades. O pai, José Nilton, é morador do Jacintinho e leva o filho ao parque quando vai buscar a esposa que trabalha em Jatiúca. “Trago sempre. Ele precisa se movimentar e gosta muito do lugar e da variedade. Em casa é só televisão e aqui tem o balanço e os outros brinquedos”.

José Nilton e o filho aproveitam o lazer na Jatiúca

Desde que foi inaugurado, o Corredor Vera Arruda se encheu de crianças e famílias inteiras, sem aglomeração, que procuram o ar livre para conversar, sair com os cães e promover o encontro dos filhos com os vizinhos. A tranquilidade e a segurança são pontos fortes do lugar. “É um entretenimento importante para sair da TV e do celular. Eu tenho um menino de 4 anos. Deixo à vontade, sem medo”, afirma Graziele Góis, grávida de uma menina.

Graziela leva o filho ao corredor Vera Arruda

No fim de tarde é comum encontrar crianças brincando, correndo, andando de patins, patinetes e adolescentes jogando vôlei ou futevôlei, basquete ou andando de skate. Adultos também aproveitam o local para fazer exercícios físicos nos equipamentos implantados ou com o apoio de personal trainer, um hábito que cresceu com o isolamento social.

“Na pandemia é o que está salvando. Tem que ter atividade para todo mundo. Eu acho este lugar interessante porque aqui antes era muito esquisito, era só assalto”, disse Íris Cardoso que leva a filha todas as tardes para brincar com as amigas.

A frequência da população local é motivo de satisfação para o setor de planejamento da Sedet. “Esta ocupação do espaço era o que esperávamos. O cidadão precisa se apropriar das suas praças e espaços de lazer. É para isso que existem as cidades. Para aproximar”, avalia o secretário adjunto de Planejamento Urbano, Tácio Rodrigues.

A construção da expansão do corredor Vera Arruda, uma das obras mais pedidas e aguardadas pela população circunvizinha, começou em 2017, mas devido ao custo das obras, tiveram que acontecer intercalados e em trechos diferentes.

Trecho 4 está quase pronto

No trecho 4 do corredor Vera Arruda, que está em fase de acabamento, a movimentação já começou. A ansiedade pelo espaço é grande. As obras, realizadas pela Prefeitura, são executadas pela Construtora Delman Sampaio, que já realizou todo o calçamento e aplicação de pavimento intertravado colorido e finaliza a construção das muretas de proteção dos retornos. Todas as obras da ampliação do Corredor Vera Arruda são realizadas com recursos de outorga onerosa e feitos por diferentes empreendedores.

As obras do trecho 3, o último, já iniciaram. O trabalho será executado pelas construtoras Plataforma e Contemporânea e o prazo de entrega é de sessenta dias. As etapas 3 a 7 do Vera Arruda receberão brinquedos, mobiliários e equipamentos públicos com outorgas das construtoras V2 e Consenco.

Trecho 3 – a limpeza do terreno já começou

Os trabalhos foram paralisados durante as fases mais agudas do isolamento social, mas recentemente voltaram com força total. “Com todos os cuidados sanitários recomendados, estamos nos empenhando para ver a ocupação pela população de todo este espaço de lazer, assim como já acontece com o trecho 1 e 2, executado pela RPontes”, destaca. Em breve, diz o secretário, todo o corredor estará pronto, interligado, e se transformará numa grande praça de lazer.

Ascom sedet

SEMURB

Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo

Av. Fernandes Lima, 2335 - Farol, Maceió - AL, 57057-450
CEP - 57050-015 // Telefone: (82) 3312-5200 / Disque Denúncia: (82) 3312-5204
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h