Compram conhece plano de contingência ambiental da lagoa Mundaú

Colegiado pede esclarecimentos à Braskem sobre contenção de danos ambientais na região

Vinicius Teodósio/Ascom Semurb 12/03/2024 às 17:24
Compram conhece plano de contingência ambiental da lagoa Mundaú
Reunião do Compram com técnicos da mineradora. Foto: Compram

O Conselho Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Compram) se reuniu, nesta terça-feira (12), com equipes técnicas da Braskem e da Defesa Civil de Maceió para discutir e tomar conhecimento das ações de contenção de danos e soluções executadas pela mineradora, após o episódio de colapso da mina 18.

Durante a reunião ordinária do Conselho, o gerente de monitoramento e prevenção da Braskem, Klinger Santos, apresentou o plano de fechamento das 35 frentes de lavras, que foram utilizadas para a exploração de sal-gema nos últimos anos. Segundo o plano, das cavidades existentes, cinco já se encontram preenchidas de forma natural (as de número 5, 6, 8, 14 e 24) e outras cinco preenchidas com areia (as identificadas pelos números 4, 7, 11, 17, 19).

O gerente apresentou os resultados de estudos preliminares, os quais sugerem que a mina 18 está autopreenchida, por processo natural, sem uso de tecnologias. Klinger Santos relatou que as demais cavidades estão em acompanhamento técnico ou em processo de fechamento por meio da técnica recomendada por especialistas.

O coordenador de licenciamento e soluções ambientais da Braskem, Willem Takiy, apresentou o plano de contingência ambiental da mineradora, destacando as parcerias da empresa com entidades e instituições que acompanham com rigor o impacto ambiental das ações da Braskem na lagoa Mundaú ou nos mangues existentes ao lado do ecossistema.

A reunião foi presidida pelo secretário Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, Marcos Cavalcanti, que convocou as entidades para o Conselho, a pedido dos demais integrantes do colegiado.

“Hoje nossa reunião não teve caráter deliberativo e sim de esclarecimentos, pois todos entendemos a necessidade de acompanharmos mais de perto a situação ambiental e como a empresa se organiza para solucionar e reparar os danos”, afirmou Cavalcanti.

Os membros do colegiado puderam intervir durantes as explanações, tirando dúvidas, realizando observações e indicações para a Braskem.

Participaram da reunião o coordenador da Defesa Civil de Maceió, Abelardo Nobre, e os demais membros do Compram, representantes de órgãos municipais, autarquias, entidades de classe e organizações civis.

SEMURB

Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo

Av. Fernandes Lima, 2335 - Farol, Maceió - AL, 57057-450
CEP - 57050-015 // Telefone: (82) 3312-5200 / Disque Denúncia: (82) 3312-5204
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h