Celeridade na entrega de alvarás impulsiona a geração de empregos em Maceió

Semurb cumpre um papel essencial para o crescimento econômico na capital alagoana

Vinícius Teodósio / Ascom Semurb 15/02/2024 às 10:07
Celeridade na entrega de alvarás impulsiona a geração de empregos em Maceió
Agora, há um ambiente favorável à abertura e regularização de empresas e a geração de empregos na capital. Foto: Alisson Frazão / Secom Maceió

A desburocratização e a rápida análise de processos promovidas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) têm se destacado como ferramenta importante para o crescimento econômico em Maceió. De 2021 a 2023, mais de 5500 Alvarás de Localização e Funcionamento foram emitidos pela pasta, revelando um ambiente favorável à abertura e regularização de empresas e a geração de empregos na capital.

O Alvará de Localização e Funcionamento de Empresas é um documento essencial para o início das operações comerciais. A agilidade na sua emissão não apenas simplifica os procedimentos burocráticos, mas também desempenha um papel crucial na geração de empregos. Empresários locais destacam a importância dessa celeridade, destacando que a rapidez na obtenção de licenças impulsiona investimentos e estimula a criação de novos postos de trabalho.

O licenciamento de obras e de grandes empreendimentos, que passam pelas equipes técnicas da Semurb, também ocupam um lugar de destaque no assunto. Uma vez que o projeto é aprovado e licenciado pelo setor urbanístico, o empreendimento sai do papel e se torna uma ferramenta importante na geração de empregos.

Todas essas ações refletem diretamente nos números divulgados pelo Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego. Somente em 2023, foram gerados 13.591 empregos em Maceió. Esse indicador robusto evidencia a correlação positiva entre a agilidade na emissão de alvarás e a expansão do mercado de trabalho na capital alagoana.

Dentre os mais de 13 mil empregos gerados na capital, a construção civil foi o segundo segmento mais forte a puxar esse dado, sendo responsável por 7,5% dos novos postos de trabalho.

Sócio de uma construtora que atua em Maceió, Fernando Raposo Saldanha destacou a rapidez e o comprometimento da secretária na entrega da documentação. “Nós já temos muitos anos trabalhando com o setor do urbanismo e nunca havíamos visto um grupo tão rápido como o que hoje ocupa a Semurb. A agilidade que se dá a análise processual é fantástica”, completou Saldanha durante entrega de documentação para a construção de um empreendimento varejista.

Outro fator relevante é a rápida emissão das Autorizações Ambientais, indispensáveis para a legalização de empresas, para a instalação desses novos empreendimentos adotem práticas sustentáveis desde a construção. Já são mais de 1200 autorizações de implantação e operação concedidas no mesmo período, demonstrando o compromisso da Semurb com o desenvolvimento responsável.

Apenas em janeiro deste ano, 150 alvarás de localização e funcionamento e 56 autorizações ambientais foram emitidas. Dentre esses empreendimentos regularizados para operarem e iniciarem as obras de construção em Maceió, está a concessionária de carros elétricos BYD by JRCA, um supermercado na parte alta da cidade, a roda-gigante panorâmica e diversos outros negócios.

Para o titular da pasta, Marcos Cavalcanti, o trabalho realizado pelo corpo técnico da Semurb é essencial para podermos comemorar os dados apresentados. “Esse compromisso é a base para impulsionarmos o crescimento de Maceió, proporcionando um ambiente favorável e seguro para a geração de empregos. Nossa capital é vista com bons olhos por grandes investidores do Brasil e do mundo”, afirmou o secretário.

SEMURB

Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo

Av. Fernandes Lima, 2335 - Farol, Maceió - AL, 57057-450
CEP - 57050-015 // Telefone: (82) 3312-5200 / Disque Denúncia: (82) 3312-5204
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h