Arquitetos urbanistas da Prefeitura visitam centros comunitários em Recife

Redação 15/09/2021 às 10:20
Arquitetos urbanistas da Prefeitura visitam centros comunitários em Recife

Equipe estuda inserir proposta ao programa de Requalificação da Orla Lagunar de Maceió

A equipe de arquitetos urbanistas da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet) esteve na cidade do Recife, entre os dias 14 e 15 de setembro, participando de visitas técnicas às unidades administrativas do Compaz – Centro Comunitário da Paz, que foram concebidos com foco na prevenção à violência, inclusão social e fortalecimento comunitário.

A ida à capital pernambucana foi coordenada por representantes da ONG Gerando Falcões, que vem conduzindo o processo de participação social da comunidade do Vergel do Lago e adjacências nas discussões a respeito do programa de Requalificação da Orla Lagunar de Maceió.

Equipe da Sedet no Compaz Governador Eduardo Campos. Foto: Ascom Sedet
Equipe da Sedet no Compaz Governador Eduardo Campos. Foto: Ascom Sedet

Os Compaz são popularmente conhecidos como ‘Fábricas de Cidadania’. Segundo o secretário adjunto de Planejamento Urbano, Tácio Rodrigues, que acompanhou as visitas, os centros foram inspirados em modelos existentes na Colômbia e são equipamentos sociais que fazem o trabalho de desenvolvimento nas comunidades.

“A ideia foi conhecer a proposta para implantar essa estrutura dentro do projeto de requalificação da orla lagunar”, destacou.

A programação também incluiu visitas às praças projetadas pelo artista plástico e arquiteto Roberto Burle Marx, tombadas pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Praça de Burle Marx em Recife. Foto: Ascom Sedet
Praça de Burle Marx em Recife. Foto: Ascom Sedet

“As praças são antigas e continuam bem preservadas. Convivem muito bem com a expansão urbana do Recife. São pontos de alto interesse de lazer da população local e servem de referência para os nossos projetos”, explicou o secretário.

Ascom Sedet

SEMURB

Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo

Av. Fernandes Lima, 2335 - Farol, Maceió - AL, 57057-450
CEP - 57050-015 // Telefone: (82) 3312-5200 / Disque Denúncia: (82) 3312-5204
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h