Tornando o futebol acessível: Prefeitura de Maceió inova com audiodescrição e Libras no Campeonato Alagoano

Iniciativa é pioneira na transmissão de jogos do campeonato Alagoano é Massa no Nordeste

Maria Maia/ Secom Maceió 30/03/2024 às 21:20
Tornando o futebol acessível: Prefeitura de Maceió inova com audiodescrição e Libras no Campeonato Alagoano
Primeira partida da final do alagoano no Coaracy da Mata Fonseca, em Arapiraca. Foto: Felipe Sóstenes/ Secom Maceió

Dando um show de inclusão e acessibilidade, com iniciativa inédita no Nordeste, a Prefeitura de Maceió, que é a patrocinadora oficial do campeonato Alagoano é Massa, disponibilizou intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e audiodescrição, durante a transmissão televisiva da primeira partida da final do jogo entre ASA e CRB, neste sábado (30), em Arapiraca. O galo marcou um gol contra o alvinegro e sai na frente para conquistar o título.

Com essas iniciativas, promovidas pela gestão do prefeito JHC, e executadas pela Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), Secretaria Municipal da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania (Semuc) e Secretaria Municipal de Esporte (Semesp), Maceió se torna a primeira capital do Nordeste a disponibilizar audiodescrição na transmissão de jogos, garantindo que as partidas sejam acessíveis e inclusivas a todas as pessoas com deficiência.

Intérprete de Libras faz tradução simultânea na primeira partida da final do alagoano. Foto: Reprodução Internet
Intérprete de Libras faz tradução simultânea na primeira partida da final do alagoano. Foto: Reprodução Internet

Laura Bezerra, coordenadora da pasta de PCD na Semuc, destacou a importância da inclusão de recursos como audiodescrição e intérpretes de Libras nos estádios de futebol.

Para Laura, essas medidas são cruciais para garantir que todas as pessoas, independentemente de suas habilidades ou deficiências, possam desfrutar plenamente da experiência esportiva.

Ela ressalta que a audiodescrição possibilita que pessoas com deficiência visual acompanhem o jogo através de narrações detalhadas, incluindo os lances e eventos em campo, tornando o esporte acessível a esse público.

Da mesma forma, a presença de intérpretes de Libras oferece suporte vital para torcedores com deficiência auditiva, permitindo-lhes compreender as comunicações verbais, como anúncios, cânticos da torcida e acontecimentos em campo.

Laura enfatiza que tais medidas não apenas promovem a inclusão e a igualdade, mas também enriquecem a atmosfera nos estádios, tornando-os espaços verdadeiramente acolhedores e diversificados.

Além disso, ao adotar essas práticas, os organizadores demonstram um compromisso genuíno com a acessibilidade e a valorização da diversidade em suas comunidades.

Maceió tem se destacado, cada vez mais, como a capital mais inclusiva do País.

Crianças entram em campo com os jogadores. Foto: Jonathan Lins/ Arquivo Secom Maceió
Crianças entram em campo com os jogadores. Foto: Jonathan Lins/ Arquivo Secom Maceió

Entre as ações, a Prefeitura de Maceió promoveu a ida de crianças dentro do espectro autista (TEA) e Síndrome de Down até o estádio Rei Pelé, com a disponibilização de recursos de acessibilidade e um espaço exclusivo para eles acompanharem os jogos. Nas ocasiões, as crianças também entraram em campo com os jogadores.

A partida

O CRB venceu o ASA de Arapiraca por 1 a 0, com gol de Anselmo Ramon, na partida de ida da final do Campeonato Alagoano 2024, realizada no Estádio Coaracy da Mata Fonseca, no município de Arapiraca.

O gol decisivo ocorreu no segundo tempo, aos 30 minutos, deixando o Galo em vantagem para o jogo de volta, que acontecerá no próximo sábado no Rei Pelé, em Maceió.

Com essa vitória, o CRB está em posição favorável, podendo empatar para conquistar seu 34º título estadual. Enquanto isso, o ASA busca sua oitava conquista, sem vencer o título desde 2011.

SEMUC

Secretaria Municipal da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania

Rua Sá e Albuquerque, 235, Jaraguá, Maceió/AL CEP 57022-180
Telefone: (82) 98746-9717
E-mail: cidadania@semuc.maceio.al.gov.br