Servidores da Secretaria de Desenvolvimento Social participam de roda de conversa sobre combate ao racismo

Ação ocorreu no refeitório da pasta e reuniu cerca de 50 pessoas

Matheus Silvino (estagiário)/Ascom Semdes 14/11/2023 às 14:00
Servidores da Secretaria de Desenvolvimento Social participam de roda de conversa sobre combate ao racismo
Evento reuniu cerca de 50 servidores. Foto: Matheus Silvino (estagiário)/Ascom Semdes

Servidores da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar (Semdes) participaram, na manhã desta terça-feira (14), de uma roda de conversa em alusão ao mês da Consciência Negra. O evento organizado pela Comissão de Educação Permanente, aconteceu no refeitório da pasta e reuniu cerca de 50 pessoas para discutir e aprender sobre a importância dessa luta.

Com o tema "Discutindo Racismo Estrutural e Institucional", a coordenadora do Instituto Raízes de Áfricas, Arísia Barros, apresentou exemplos de comportamentos racistas e destacou sobre a importância de ser antirracista.

"Existem muitas expressões que falamos no dia a dia que é de um significado racista e muitas pessoas acabam reproduzindo esse comportamento, mas está errado. Nossa missão aqui é educar e mostrar o caminho certo para que possam surgir relações saudáveis e baseada no respeito. Não basta não ser racista, tem que ser antirracista", frisou Arísia.

Arísia Barros apresentou exemplos de comportamentos racistas e destacou sobre a importância de ser antirracista. Foto: Ascom Semdes
Arísia Barros apresentou exemplos de comportamentos racistas e destacou sobre a importância de ser antirracista. Foto: Ascom Semdes

Além da atividade de discussão e aprendizado, também foi disponibilizado uma pequena cartilha contendo expressões e frases racistas que acabam sendo utilizadas em ambientes de trabalho e na vida pessoal.

A subsecretária de Assistência Social, Gal Souza, falou sobre a importância de participar de ações como essa e reforçou sobre o impacto positivo nas relações institucionais.

"Todas nós, mulheres pretas, enfrentamos obstáculos até mesmo para ser reconhecida no mercado de trabalho. Eu passei a ter isso há 10 anos atrás e sentimos a mudança no olhar da sociedade. Hoje está sendo um momento muito importante para discutimos e combatermos tudo isso, é reflexo de que estamos no caminho certo", afirmou.

A ação faz parte da campanha Maceió é Massa Sem Racismo, iniciativa da Prefeitura de Maceió com o apoio da Secretaria Municipal da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania (Semuc), Secretaria de Comunicação (Secom) e Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb), Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), Procon Maceió, em parceria com o Instituto Raízes de Áfricas .

Veja a programação completa aqui

SEMUC

Secretaria Municipal da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania

Rua Sá e Albuquerque, 235, Jaraguá, Maceió/AL CEP 57022-180
Telefone: (82) 98746-9717
E-mail: [email protected]