Semuc reforça processo de letramento racial com vídeo sobre mercado de trabalho
Na gravação, servidores ressaltaram que as mulheres, pessoas com deficiências e LGBT+ pretas não têm as mesmas oportunidades no mercado de trabalho que os brancos
O programa Maceió é Massa sem Racismo, da Secretaria Municipal da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania (Semuc), colocou em prática mais uma iniciativa para reforçar o processo de letramento racial. Um vídeo elaborado pela pasta, e publicado nas redes sociais no Dia do Trabalhador, mostrou como a vulnerabilidade social aumenta quando é agregada ao racismo.
Na gravação, servidores ressaltaram que as mulheres, pessoas com deficiências e LGBT+ pretas não têm as mesmas oportunidades no mercado de trabalho que os brancos. E este cenário é comprovado pelos institutos de pesquisa, a exemplo do IBGE.
“Quando falamos sobre mercado de trabalho e o número de vagas, mais que o dobro são de pessoas brancas inseridas. É por isso que a Semuc foi criada, com o objetivo de transformarmos a nossa cidade em um local mais justo, com maior equidade e, acima de tudo, antirracista. Estamos trabalhando por mais pessoas negras no mercado de trabalho”, destacou a secretária Ana Paula Mendes Xavier.
O vídeo ‘Letramento Racial em Movimento’ com a pauta ‘mercado de trabalho’ foi criado por Arísia Barros, coordenadora-geral de Políticas de Igualdade Racial da Semuc, com roteiro de Berg Dantas.
“A exclusão da população negra no mercado de trabalho está cada vez maior e precisamos falar sobre isso. A ideia do vídeo surgiu após muitas conversas com a equipe. Pensamos em gravar a partir das efemérides afro-negras para refletir sobre mulher x racismo, pessoa idosa x racismo, PCDs x racismo e pessoa idosa x racismo”, explicou Arísia Barros.
Secretaria Municipal da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania
Rua Sá e Albuquerque, 235, Jaraguá, Maceió/AL CEP 57022-180
Telefone: (82) 98746-9717
E-mail: [email protected]