Semuc leva projeto “ABC do PCD” à Educação e forma nova turma de profissionais em Maceió
Iniciativa promove letramento sobre deficiência, combate ao capacitismo e orientações sobre acessibilidade

A Secretaria da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania de Maceió (Semuc) segue ampliando as ações de inclusão e conscientização na capital. Na noite da última quarta-feira (10), o projeto ABC do PCD formou uma turma de profissionais da Secretaria Municipal de Educação (Semed), levando conhecimento e sensibilização para fortalecer a inclusão no ambiente escolar.
O ABC do PCD é uma iniciativa da Semuc que promove o letramento sobre deficiência em instituições privadas e órgãos públicos. O objetivo é fortalecer a inclusão, combater preconceitos e orientar a sociedade sobre como acolher e respeitar cada pessoa com deficiência.
Durante os encontros, são abordados temas essenciais, como:
- Capacitismo: o preconceito contra pessoas com deficiência, incluindo exemplos de frases e atitudes que devem ser evitadas;
- Legislação: a lei que reconhece e pune o capacitismo, além de garantir os direitos das pessoas com deficiência;
- Recursos de acessibilidade: orientações sobre cordões de identificação e outros instrumentos que promovem autonomia e inclusão.
Com o ABC do PCD, a Prefeitura de Maceió reforça o compromisso com a promoção de uma sociedade mais consciente e acessível, onde a diversidade é respeitada e valorizada.
Secretaria Municipal da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania
Avenida Desembargador Mário Guimarães, nº 127 - Poço – Cep 57025-100 - Maceió/AL
Telefone: (82) 98746-9717
E-mail: [email protected]