Semuc esclarece dúvidas sobre o Banco da Mulher Empreendedora
É a terceira edição do programa que oferece apoio financeiro para mulheres empreendedoras; saiba como participar

A Prefeitura de Maceió lançou, na última sexta-feira (25), o edital para as inscrições para a terceira edição do Banco da Mulher Empreendedora, com o objetivo de apoiar e impulsionar o empreendedorismo feminino.
Idealizado pela primeira-dama Marina Candia e executado pela Secretaria Municipal da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania (Semuc), o programa oferece apoio financeiro para mulheres que desejam iniciar ou expandir seus próprios negócios.
Para esclarecer as principais dúvidas, a Semuc responde às questões sobre o programa, auxiliando as interessadas a entenderem melhor os requisitos e o processo de inscrição.
Confira nas informações abaixo:
O que é o programa Banco da Mulher Empreendedora?
É um programa que apoia mulheres em situação de vulnerabilidade com cursos e crédito para que conquistem independência financeira e abram seus próprios negócios.
Quem pode participar?
Mulheres maiores de 18 anos, moradoras de Maceió, com perfil de baixa renda, que queiram abrir ou ampliar um negócio e apresentem um plano simplificado.
Como faço minha inscrição?
As inscrições vão até 23/05/2025 e podem ser realizadas de duas formas: on-line, pelo site www.bancodamulher.maceio.al.gov.br, com o envio da documentação e preenchimento do plano de negócios, ou presencialmente, durante as ações do programa Brota na Grota. Os locais de inscrição presencial serão divulgados nos canais oficiais da Prefeitura de Maceió e no perfil do Instagram da Secretaria Municipal da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania (Semuc): @semuc.maceio.
Qual o valor do auxílio?
O valor é de R$ 1.200,00, concedido após a aprovação em todas as etapas do edital.
Como elaborar o plano de negócios simplificado?
O plano de negócios pode ser elaborado preenchendo o modelo disponível no edital (ANEXO 3A). Esse documento é essencial para a análise da viabilidade do empreendimento.
Quais os documentos necessários?
RG ou documento com foto;
Comprovante de residência em Maceió;
Cópia do CNPJ (caso tenha);
Plano de Negócios Simplificado - modelo disponível no edital (ANEXO 3A);
Inscrição no Cadastro Único;
Cartão e conta ativa no Caixa Tem.
Como comprovar que sou hipossuficiente para participar do programa Banco da Mulher Empreendedora?
É necessário apresentar um dos seguintes documentos:
Conta de luz com consumo de até 80 kWh mensais;
Conta de água com consumo de até 10 m³ mensais;
Comprovante de inscrição em benefícios assistenciais do Governo Federal;
Comprovante de renda inferior a meio salário mínimo por pessoa da família.
Como o crédito pode ser usado?
O crédito deve ser usado exclusivamente para comprar máquinas, equipamentos e insumos ligados ao negócio apresentado no plano.
Quais são as condições para receber o apoio financeiro?
É preciso assinar contrato com o município, prestar contas com notas fiscais e relatórios, cumprir metas e melhorar as condições do negócio conforme o plano.
Quais são as etapas para receber o recurso?
É preciso se inscrever, ter o plano aprovado, formalizar o negócio, fazer curso on-line, assinar contrato e, após isso, receber o crédito e participar de monitoria por seis meses.
O edital completo com todos os critérios de participação está disponível aqui.
Secretaria Municipal da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania
Avenida Desembargador Mário Guimarães, nº 127 - Poço – Cep 57025-100 - Maceió/AL
Telefone: (82) 98746-9717
E-mail: [email protected]