Semuc esclarece dúvidas sobre o Banco da Mulher Empreendedora

É a terceira edição do programa que oferece apoio financeiro para mulheres empreendedoras; saiba como participar

Fabiana Freitas/ Secom Maceió 28/04/2025 às 17:03
Semuc esclarece dúvidas sobre o Banco da Mulher Empreendedora
Programa oferece apoio financeiro para mulheres que desejam iniciar ou expandir seus próprios negócios. Foto: Beto Macário/ Secom Maceió

A Prefeitura de Maceió lançou, na última sexta-feira (25), o edital para as inscrições para a terceira edição do Banco da Mulher Empreendedora, com o objetivo de apoiar e impulsionar o empreendedorismo feminino.

Idealizado pela primeira-dama Marina Candia e executado pela Secretaria Municipal da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania (Semuc), o programa oferece apoio financeiro para mulheres que desejam iniciar ou expandir seus próprios negócios. 

Para esclarecer as principais dúvidas, a Semuc responde às questões sobre o programa, auxiliando as interessadas a entenderem melhor os requisitos e o processo de inscrição.

Confira nas informações abaixo:

O que é o programa Banco da Mulher Empreendedora?

É um programa que apoia mulheres em situação de vulnerabilidade com cursos e crédito para que conquistem independência financeira e abram seus próprios negócios.

Quem pode participar?

Mulheres maiores de 18 anos, moradoras de Maceió, com perfil de baixa renda, que queiram abrir ou ampliar um negócio e apresentem um plano simplificado.

Como faço minha inscrição?

As inscrições vão até 23/05/2025 e podem ser realizadas de duas formas: on-line, pelo site www.bancodamulher.maceio.al.gov.br, com o envio da documentação e preenchimento do plano de negócios, ou presencialmente, durante as ações do programa Brota na Grota. Os locais de inscrição presencial serão divulgados nos canais oficiais da Prefeitura de Maceió e no perfil do Instagram da Secretaria Municipal da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania (Semuc): @semuc.maceio.

Qual o valor do auxílio?

O valor é de R$ 1.200,00, concedido após a aprovação em todas as etapas do edital.

Como elaborar o plano de negócios simplificado?

O plano de negócios pode ser elaborado preenchendo o modelo disponível no edital (ANEXO 3A). Esse documento é essencial para a análise da viabilidade do empreendimento.

Quais os documentos necessários?

RG ou documento com foto;
Comprovante de residência em Maceió;
Cópia do CNPJ (caso tenha);
Plano de Negócios Simplificado - modelo disponível no edital (ANEXO 3A);
Inscrição no Cadastro Único;
Cartão e conta ativa no Caixa Tem.

Como comprovar que sou hipossuficiente para participar do programa Banco da Mulher Empreendedora?

É necessário apresentar um dos seguintes documentos:

  • Conta de luz com consumo de até 80 kWh mensais;

  • Conta de água com consumo de até 10 m³ mensais;

  • Comprovante de inscrição em benefícios assistenciais do Governo Federal;

  • Comprovante de renda inferior a meio salário mínimo por pessoa da família.

Como o crédito pode ser usado?

O crédito deve ser usado exclusivamente para comprar máquinas, equipamentos e insumos ligados ao negócio apresentado no plano.

Quais são as condições para receber o apoio financeiro?

É preciso assinar contrato com o município, prestar contas com notas fiscais e relatórios, cumprir metas e melhorar as condições do negócio conforme o plano.

Quais são as etapas para receber o recurso?

É preciso se inscrever, ter o plano aprovado, formalizar o negócio, fazer curso on-line, assinar contrato e, após isso, receber o crédito e participar de monitoria por seis meses.

O edital completo com todos os critérios de participação está disponível aqui

SEMUC

Secretaria Municipal da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania

Avenida Desembargador Mário Guimarães, nº 127 - Poço – Cep 57025-100 - Maceió/AL
Telefone: (82) 98746-9717
E-mail: [email protected]