Selecionadas na primeira fase do projeto Pilota participa de treinamento

Iniciativa vai capacitar mulheres com curso de direção defensiva e possibilidade de emprego na Ambev

Michaelle Pereira (estagiária)/Ascom Semuc 10/11/2023 às 17:21
Selecionadas na primeira fase do projeto Pilota participa de treinamento
Projeto Pilota é uma iniciativa da Ambev em parceria com a Semuc. Foto: Ascom Semuc

A primeira fase de treinamento do Projeto Pilota ocorreu nesta sexta (10), no Centro de Distribuição da Ambev, no Benedito Bentes. A etapa foi composta pelas mulheres que preencheram o formulário de inscrição e se aplicavam aos pré-requisitos estabelecidos.

O treinamento foi aplicado pela gerente Mariana Aragão, que apresentou os princípios da empresa, bem como discutiu com as participantes o papel da mulher nos dias atuais, inclusive no mercado de trabalho. Ela reafirmou, ainda, a dificuldade na contratação de mulheres para o cargo de vendas.

"Nosso objetivo é que o número de mulheres representantes de vendas aumente, trazendo equidade neste cargo para dentro da Ambev", afirmou Mariana.

A iniciativa da Ambev com a Secretaria da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania (Semuc) vai capacitar com um curso de direção defensiva mulheres com habilitação tipo A, que poderão ser contratadas pela empresa.

"Estamos muito felizes com essa oportunidade oferecida para as maceioenses. Temos certeza essas mulheres sairão daqui com um aprendizado a mais", pontuou a superintendente da Semuc, Maria Tenório.

O processo seletivo é construído em três fases:

  • 1° Fase - Apresentação do projeto e empresa, com treinamento de comunicação (com certificado de horas e seleção para a 2° fase);

  • 2° Fase - Treinamento teórico de direção defensiva;

  • 3° Fase - Teste de direção defensiva (aprovadas irão conversar com os recrutadores de vendas).

Rosilene Santos, uma das participantes, brinca que pilota moto desde que nasceu, mas só conseguiu comprar a sua própria em 2012. Durante o treinamento ela externou a dificuldade enfrentada diariamente, especialmente por se tratar de uma modalidade dominada majoritariamente por homens. "Quando tirei a minha habilitação não tinha nenhuma mulher na sala, eu era a única. Estou achando lindo essa iniciativa, com tantas mulheres reunidas por esse propósito, é a primeira vez que vejo uma iniciativa assim", afirmou.

Quanto à possibilidade de conseguir uma vaga de emprego para trabalhar com o que mais gosta, ela se mostra empolgada. "Inclusive pela minha idade, é muito mais difícil encontrar um emprego e me deparar com uma oportunidade assim, seria um sonho pra mim", conta entusiasmada.

SEMUC

Secretaria Municipal da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania

Rua Sá e Albuquerque, 235, Jaraguá, Maceió/AL CEP 57022-180
Telefone: (82) 98746-9717
E-mail: [email protected]