Primeira edição do Inclusão em Ação leva assistência e cidadania ao Instituto Amor 21

Iniciativa acolheu público formado por Pessoas com Deficiência (PCD) e fortaleceu rede de apoio dos cuidadores

Michaelle Pereria (estagiária) / Ascom Semuc 01/10/2023 às 11:12
Primeira edição do Inclusão em Ação leva assistência e cidadania ao Instituto Amor 21
Odotonlogia, Clínico Geral, massagem e corte e escova de cabelo foram alguns dos serviços oferecidos ao público Foto: Felipe Sostenes

O Instituto Amor 21, voltado para o atendimento de pessoas com síndrome de Down, recebeu nesse sábado (30), a primeira edição do programa Inclusão em Ação, iniciativa da Prefeitura de Maceió que promove serviços, cidadania e cuidado para pessoas com diferentes tipos de deficiência e seus familiares. 

“Iremos levar o Inclusão em Ação para todas as instituições que atendem pessoas com deficiência no município. É fundamental ampliarmos essa rede de apoio e promover assistência, autoestima e cidadania para todos”, destacou a secretária Ana Paula Mendes.

Assim como o programa, o instituto reconhece a importância de conceder assistência não somente a pessoa com deficiência, mas também a sua cuidadora, uma vez que o seu bem-estar reflete positivamente nos seus cuidados. “Não adianta você investir apenas no desenvolvimento da pessoa com deficiência se a família estiver doente”, relata Tony Cabral, responsável pelas relações institucionais do Amor 21.

Cabral também revela que, na maioria dos casos, quando uma criança é diagnosticada com síndrome de Down, a mãe, quase sempre, é forçada a assumir toda a responsabilidade com os cuidados. “Em torno de 68% dos casamentos terminam quando nasce uma pessoa com deficiência na família, então a mãe acaba tendo que abandonar o trabalho para cuidar daquela pessoa, é aí que entra a associação”. conclui. 

Diante desta realidade, foi idealizado o programa Inclusão em Ação, que leva serviços sociais, de autoestima, cidadania e inclusão às instituições que atendem pessoas com deficiência com o intuito de fortalecer esta rede de apoio. A iniciativa é lançada durante a campanha do Setembro Verde, mês da Pessoa com Deficiência, que conscientiza sobre a inclusão PCD na sociedade. 

Mariana Moura é mãe de Téo, 6, criança com síndrome de Down, e afirma que com a intensa rotina de cuidados com o filho, mal consegue dedicar um tempo a si mesma, apesar de reconhecer a importância do ato “É o principal,  se a gente não tiver força, quem vai cuidar dos nossos filhos?” questiona. 

Durante a ação Mariana aproveitou o momento para cuidar de si, para receber uma massagem relaxante e escovar os cabelos, quando questionada sobre os impactos da inciativa em Théo, ela responde entre risos: “Ele adora! Ele gosta de ver gente nova e já quer sentar aqui pra fazer massagem também”. 

Serviços oferecidos 

A primeira edição da ação levou diversos serviços para as pessoas atendidas pela instituição, além dos serviços de auto-estima e bem-estar oferecidos pelas voluntárias do programa Emprega Mulher, os presentes tiveram acesso a serviços de vacinação, odontologia, clínico geral, Cadùnico, agendamento para emissão da Carteirinha de Identificação da Pessoa Autista (CipTea) e emissão do cartão Vamu Especial, que garante gratuidade no transporte público municipal para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. 

Fátima garantiu o agendamento para a emissão da CipTea, de seu filho Marcelo, 16, que está dentro do Espectro Autista e também aproveitou o serviço oferecido em parceria com o Departamento Municipal de Transporte e Trânsito (DMTT), para emitir o cartão Vamu. “A inclusão, de ter acesso a essa passagem de ônibus é bastante importante na vida,  no nosso dia a dia” afirma Fátima.

Fátima aproveitou a ação para emitir o Cartão Vamu Especial e agendar a emissão da CipTea de seu filho, Marcelo Foto:
Fátima aproveitou a ação para emitir o Cartão Vamu Especial e agendar a emissão da CipTea de seu filho, Marcelo Foto:

"Eventos como esse trazem mais cidadania para as pessoas, essa carteirinha da passagem é essencial, eu tenho pessoas aqui que são atendidas pela Instituição que diversas vezes deixaram de vir porque não tinha o dinheiro da passagem". reforça Tony

O programa Inclusão em Ação é uma iniciativa da Secretaria Municipal da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania (Semuc) e em sua primeira edição contou com a parceria das secretarias da Saúde (SMS), Assistência Social (Semdes), Esporte (Semesp) e a DMTT. 

SEMUC

Secretaria Municipal da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania

Rua Sá e Albuquerque, 235, Jaraguá, Maceió/AL CEP 57022-180
Telefone: (82) 98746-9717
E-mail: cidadania@semuc.maceio.al.gov.br